Presídio construído em Brumado está abandonado
O Presídio de Brumado deveria operar em cogestão, com servidores e funcionários contratados.
BRUMADO – Com investimento de R$ 21 milhões e tem capacidade para 533 presos, o presídio localizado no município de Brumado, na região Sudoeste do Estado, segue sem data para ser inaugurado. O presídio está pronto para funcionar há mais de três anos, inclusive foi equipado com mesas, bancos e bebedouro.
Conforme uma publicação do site Achei Sudoeste na quinta-feira (6), devido ao não funcionamento, o local já apresenta deterioração da estrutura. Rachaduras foram vistas em paredes, parte do telhado do albergue foi retirado por uma ventania e há um matagal ao redor da carceragem.
De acordo com informação da Secretaria de Segurança Pública da Bahia(SSPB), o presídio foi planejado para operar no sistema de cogestão, um modelo adotado por nove presídios baianos. Servidores do estado e funcionários terceirizados ocupam a administração prisional, mas o Ministério Público do Trabalho entrou com uma ação civil contra a terceirização do cargo de agente penitenciário.
Na ação, o MPT pede que o estado da Bahia não renove ou faça novos contratos com empresas de intermediação de mão de obra da função de agente penitenciário.