Prefeitura de Palmas de Monte Alto implanta escolas de tempo integral em toda rede municipal
Palmas de Monte Alto implantou desde o início do ano letivo em todo município Escolas de Tempo Integral da rede municipal de ensino, contemplando mais de 3 mil alunos.
PALMAS DE MONTE ALTO – O município de Palmas de Monte Alto, na região Sudoeste da Bahia, implantou desde o início do ano letivo em todo município Escolas de Tempo Integral da rede municipal de ensino, com o objetivo de ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos.
A carga horária é distribuída entre atividades curriculares da base comum, diversificada e eletivas, garantindo três refeições: café, almoço e lanche da tarde. Os alunos acompanham as atividades escolares das 07 às 16h30, nas unidades escolares.
Além das refeições, os alunos se divertem em um ambiente totalmente aconchegante. O projeto contempla mais 3 mil alunos da rede municipal com um novo modelo pedagógico, visa garantir a formação integral dos estudantes, levando em consideração suas especificidades, sua história e sua cultura, garantindo 7 horas por dia em um ambiente totalmente adaptado para atendê-los durante este período.
Conforme Simone Malheiros, diretora da Escola Municipal Monteiro Lobato, o projeto beneficia 288 alunos do ensino infantil da unidade. “Aqui adaptamos banheiros para os pequenos, além disso, existem banheiros preparados para os pequenos se refrescar”, disse Simone.
Escola Municipal Marcelino Neves, uma das mais antigas da cidade, são 332 alunos do 1º ao 5º ano. “Estamos celebrando um novo tempo na área da educação municipal”, comentou Marilene Braga, diretora da unidade.
Em entrevista concedida ao Portal Folha do Vale na manhã de segunda-feira (4), o prefeito Manoel Rubens, falou dos desafios da implantação do projeto. O prefeito disse que objetivo do projeto é oferecer mais qualidade na educação, além de proporcionar um ambiente digno para todos.
O prefeito disse que o desafio é muito grande, principalmente pelo fato de se tratar de uma coisa nova. “Estamos firme e forte nesse projeto, sei que tem muita gente que torce pelo quanto pior melhor, contudo, estamos vencendo esses desafios”, comentou.
De acordo com a Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Vicência Paula da Conceição Gomes, tudo de novo é visto com outro olhar, mas daqui três meses ninguém fala mais nisso. Ela explicou que é natural o descontentamento por parte de algumas famílias por causa desse modelo de ensino, no entanto, esse número não chega a 300 famílias.
Paula disse que o modelo traz inovação e mais qualidade para ensino. “Nós estamos escrevendo uma nova página da educação de montealtense , isso representa um sentimento de orgulho para todos nós”,comentou.
Paula afirmou que é muita honra fazer parte dessa história, além de dizer que a comunidade só tem a ganhar com este novo modelo de ensino implantado na cidade.