Prefeitura de Malhada realiza 86 cirurgias de catarata
Para Dona Hilda, moradora de Serre de João Alves, poder voltar a enxergar é começar o ano com vida nova e muito mais perspectivas.
MALHADA — Priorizando mais uma vez a saúde da população, a Prefeitura de Malhada, na região sudoeste da Bahia, através da Secretaria de Saúde, realizou 86 cirurgias de catarata, reduzindo a fila de espera.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Este trabalho resulta no comprometimento da equipe e representa uma conquista da Prefeitura para a saúde da população que aguardava durante longo tempo pelo benefício. As cirurgias foram realizadas no sábado (25), em Guanambi, em parceria com o Hospital dos Olhos.
Para muitos pacientes, poder voltar a enxergar é começar o ano com vida nova e muito mais perspectivas. As cirurgias beneficiaram diversos cidadãos, como Dona Hilda Teixeira, moradora de Serra de João Alves.
A catarata é um processo de opacificação do cristalino, que é uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Essa lente (cristalino) é normalmente clara e transparente. Com o aparecimento da catarata, ela se torna opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho.
O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, não existindo colírios ou óculos que eliminem a doença. A catarata é responsável por 20 milhões de cegos no mundo, e no Brasil, 350 mil pessoas apresentam cegueira por conta da doença. No entanto, a perda de visão é reversível com a cirurgia.