Prefeitura de Guanambi se posiciona contra evento “Domingrau” e alerta sobre riscos à segurança pública

O evento está programado para acontecer no dia 29 de setembro, em local ainda não informado.

GUANAMBI – A Prefeitura de Guanambi, sudoeste baiano, divulgou nota nesta terça-feira (29) informando que não foi comunicada oficialmente sobre a realização do evento denominado “1º Domingrau”, previsto para ocorrer na cidade. O evento, segundo a gestão municipal, promove a prática de empinar motos — atividade conhecida popularmente como “dar grau” — considerada perigosa e de alto risco.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

No comunicado, a administração alerta para os perigos associados à prática, que já teria causado mortes de jovens na região e sobrecarregado o sistema de saúde local. “A gestão entende que esta prática é perigosa e de alto risco, já vitimando fatalmente jovens e cidadãos na região, colocando uma grande pressão nos órgãos de saúde”, destacou a nota.

A Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN), reforçou que qualquer evento que envolva riscos à saúde e segurança da população deve ser previamente comunicado às autoridades competentes, para análise e eventual autorização.

Ainda segundo o comunicado, a realização de eventos sem autorização legal poderá acarretar responsabilização judicial dos organizadores e participantes. “Seguiremos atentos e salientamos que eventos realizados ao arrepio da lei poderão levar à responsabilização de seus organizadores e praticantes”, conclui a nota.

O evento “1º Domingrau” circula nas redes sociais, mas até o momento não houve confirmação oficial por parte dos organizadores sobre local, horário ou eventual autorização. A Polícia Militar e demais órgãos de segurança também não se pronunciaram até a publicação desta matéria.

Nota da Prefeitura de Guanambi

A Prefeitura de Guanambi comunica que não foi procurada para apoiar o evento denominado ‘1º Domingrau’, previsto para ser realizado na cidade e que estimula a prática de empinar motos, conhecido popularmente por ‘dar grau’. A gestão entende que esta prática é perigosa e de alto risco, já vitimando fatalmente jovens e cidadãos na região, colocando uma grande pressão nos órgãos de saúde. A PMG e a SMTRAN salientam que todos os eventos que coloquem em risco a saúde e a segurança dos usuários devem ser previamente comunicados às autoridades para análise de sua autorização. Seguiremos atentos e salientamos que eventos realizados ao arrepio da lei, poderá levar a responsabilização de seus organizadores e praticantes.

Deixe seu comentário