Prefeitura de Guanambi encaminha projeto para criação da Guarda Civil Municipal

Em reunião com secretários e vereadores, Nilo Coelho anunciou o envio do Projeto de Lei para implantação da Guarda Civil Municipal Armada. Serão 80 vagas para Guarda Civil e 20 vagas para Agentes de Trânsito.

GUANAMBI – No último dia 26 de novembro, a Prefeitura de Guanambi, no município localizado na região Sudoeste do Estado, divulgou a criação da Guarda Civil Municipal da cidade. De acordo com o orgão, nos próximos dias será publicado o Edital de Seleção de Concurso Público que visa contratar 100 agentes para atuar na segurança municipal.

Em reunião com secretários municipais e vereadores, o prefeito Nilo Coelho anunciou oficialmente o envio do Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores com o objetivo da regulamentação para fins de implantação da Guarda Civil Municipal Armada (GCM). 

Nilo Coelho acredita que a Guarda Muncipal marcará um avanço para a cidade, uma vez que os comerciantes e a própria população percebe essa necessidade. “Eu preciso que dê segurança para nossa população, segurança na cidade e nos distritos. é muito importante esse tema para a cidade”, relatou o prefeito de Guanambi.

Com previsão para publicação entre os meses de janeiro e fevereiro, o Edital prevê 80 vagas para a Guarda Civil e 20 vagas para Agentes de Trânsito, totalizando 100 vagas a serem preenchidas.

O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento, sob a coordenação do secretário Inácio Paz de Lira Júnior (Coronel Lira), oficial da reserva da PM, com vasta experiência em segurança pública, inclusive na implantação de vários projetos semelhantes como esse.

Durante a reunião, o secretário fez uma breve apresentação do projeto de criação da Guarda Civil Municipal. Para embasar o projeto, Lira visitou algumas cidades baiana para conhecer na prática o sistema municipal de segurança.

Lira apresentando o Projeto de Lei que sugere a criação da Guarda Municipal Armada de Guanambi

Lira destaca que o Guanambi segue avançando no quesito segurança pública, além de anunciar a criação da Guarda Municipal, o gestor reintera que o município dispõe de um moderno sistema de vídeo monitoramento nas principais praças e ruas. “Vamos trabalhar com os lemas força, legalidade e cidadania. Esses são os lemas que vamos trabalhar com os guardas”, aponta o secretário.

Toda capacitação e treinamento serão ofericidos pelo centro de formação público a ser montado pelo poder público municipal, a partir da parceria com orgãos voltadas para ofertas de cursos. Lira acredita que a criação do próprio centro de formação irá conter os gastos com contração de empresas privadas especializadas na oferta de cursos de reciclagem.

De acordo com o secretário de Planejamento, o certame unificado provalvelmente será conduzido pela Fundação Luís Eduardo Magalhães. Entre os requisitos, o candidato deverá ter ensino médio completo, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros requisitos.  

Deixe seu comentário