Prefeitura de Carinhanha debate sobre parceria com o programa “Alimentar a Bahia”

Essa é a segunda reunião do consórcio para tratar do tema e, num enfoque mais técnico, foi discutido o planejamento do convênio. O encontro aconteceu no município de Sítio do Mata.

SÍTIO DO MATO – Na última quarta-feira (6), a prefeita Chica do PT e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Carinhanha, Uendel Fábio, e a assessora Ivani Pereira, participaram de mais uma reunião promovida pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Velho Chico, sobre a “Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia”.

O Programa é uma estratégia de fomento a produção agrícola familiar. A ação que consiste em gerar trabalho e renda para as famílias de produtores, também contribui para a conquista de direitos para agricultoras e agricultores familiares, 

O encontro aconteceu em Sítio do Mato e foi promovido pelo prefeito do município e presidente do CDS-Velho Chico, Cássio Guimarães Cursino. Além dos gestores municipais e secretários de agricultura conveniados, também esteve presente ao debate, o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jeandro Laytynher Ribeiro.

Em sua fala, a prefeita de Carinhanha enfatizou que o carro chefe de seu governo é a agricultura familiar. “Temos terra fértil, água em abundância e gente muito trabalhadora, por isso a agricultura é tão importante para o desenvolvimento de Carinhanha. Mas somente investir no produtor rural e dar-lhe condições de trabalho e venda de produção não são suficientes. Queremos mais, queremos inovar, surpreender e tornar nosso município modelo no estado”, disse Chica. 

Programa Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia – Com ações regionalizadas, o Programa estimula a produção, os serviços e a comercialização dos alimentos de forma organizada e com rastreabilidade. Também presta assistência técnica e extensão rural qualificada e continuada.

Além de regularizar – fundiária e ambientalmente – as propriedades rurais, o Programa implanta agroindústrias de beneficiamento e agregação de valor; disponibiliza crédito rural para o incremento das atividades; distribui insumos agropecuários de fomento à produção e desenvolvimento de tecnologias que aumentem a produtividade e a sustentabilidade; e promove a comercialização coletiva da produção, com garantia de compra e alianças com o setor privado, formando assim, um corredor produtivo.

“Todos ganham! Ganha a região que prospera, o produtor que lucra e o Estado que intensifica o combate à fome”, conclui Jeandro em sua fala.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Carinhanha

Deixe seu comentário