Prefeitos de Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras investem em estratégias de fomento ao turismo

Os prefeitos assumiram o pioneirismo na exploração do potencial turístico existente no Parque Estadual Serra dos Montes Altos, nas cidades.

Mandiroba. Foto: Reprodução Interior Baiano
Mandiroba. Foto: Reprodução Interior Baiano

PALMAS DE MONTE ALTO – Os prefeitos de Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras, respectivamente no sudoeste da Bahia, estão investindo em estratégias para fomentar o turismo. 

Os prefeitos Manuel Rubens e Pedro Malheiros, estão realizando um levantamento que visa destacar os potenciais da Serra dos Montes Altos, para criação da 14ª Região de Turismo da Bahia, “Caminhos da Caatinga”.

Os prefeitos assumiram o pioneirismo na exploração do potencial turístico existente no Parque Estadual Serra dos Montes Altos, que possui aproximadamente 20 mil hectares, e localiza-se no alto sertão baiano. Para desenvolver a região e valorizar a Serra como atrativo, além de garantir a conservação ambiental.

Entre os dias 10, 11,12,13 e 14 de fevereiro foi realizada a segunda etapa do Diagnóstico do Potencial de Turismo dos dois municípios, numa ação que mapeou os diversos atrativos naturais, culturais e históricos. A pesquisa e coleta de dados, que se iniciou em Outubro de 2022.

Prefeito Manoel Rubens, vice Neto e pesquisadores. Foto: Reprodução Interior Baiano
Prefeito Manoel Rubens, vice Neto e pesquisadores. Foto: Reprodução Interior Baiano

Esse  levantamento visa coletar  informações essenciais para a criação do inventário de oferta turística das localidades. A empresa responsável por colocar as duas cidades no mapa do turismo brasileiro.

Para realizar o mapeamento, a equipe da Flamboyant, através dos profissionais, Julia Abrantes e Rodrigo Freitas, e com o rico apoio local dos ambientalistas Latinhas e Régis, amplos conhecedores da região, fizeram visitas em mais de 50 pontos de interesse, que estarão no mapeamento que tem a expectativa de finalização em Junho de 2023.

Ao falar sobre a expectativa para o desenvolvimento do turismo no município, o prefeito de Sebastião Laranjeiras, Dr. Pedro Malheiros, ressaltou a importância de ter nessa atividade a possibilidade da geração de emprego e renda para a população do município.

“A gente tem esperança que nosso município cresça nessa parte de turismo, principalmente o ecoturismo. Por isso, estamos fazendo o levantamento de todo o nosso potencial turístico para que o município seja reconhecido pelo Ministério do Turismo e, através desse trabalho, angariar recursos para investimentos”, comentou o prefeito.

Com a atividade turística potencializada na região, a geração de emprego e renda deve impactar no desenvolvimento da economia local. Sobre isso, Pedro Malheiro apontou os aspectos positivos da atividade turística e frisou ainda que o desenvolvimento do turismo na região pode contribuir para ampliar o trabalho de conservação do meio ambiente, a partir da consolidação do local como um roteiro turístico.

“Primeiro, mostrar nossa beleza natural para as pessoas da região, do nosso país e até mesmo do mundo inteiro. Segundo, gerar renda e emprego para a nossa população, e fazer a conservação do nosso parque, pois não aceitamos torres eólicas aqui”, disse.

O chefe do executivo de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens, avaliou positivamente a entrada do município no mapa do turismo.  Manoel Rubens disse que a variedade de atrativos dão à região um grande potencial turístico.

“Acho que Palmas do Monte Alto tem muita coisa a oferecer, a nível regional e até a nível nacional. Temos aqui vários casarões, uma serra muito linda, onde temos alinhamento de pedras, pinturas rupestres, cachoeiras e, por isso, vejo um potencial enorme”, frisou o prefeito.

Para o prefeito Manoel Rubens, a valorização do local como atrativo turístico é um legado tanto no sentido da preservação ambiental, quanto na possibilidade do crescimento econômico de toda a região.

“A primeira vantagem é saber que estamos contribuindo para o meio ambiente. Ter uma Serra dessa que já é um Parque Estadual, encravada aqui no sertão, numa cidade antiga, e nós trabalharmos todos os recursos naturais e os potenciais que tem essa serra, tenho certeza que as futuras gerações terão novas oportunidades, tenho certeza que vamos atrair o turismo de um modo geral, tenho certeza que as portas vão se abrir, porque temos muitas coisas bonitas”, concluiu. 

A segunda etapa do levantamento turístico contou com a colaboração do vice-prefeito e secretário de Turismo e Esporte de Palmas de Monte Alto, Neto Porto; do vereador de Sebastião Laranjeiras, Orlandinho Monção (PSB); de Clóvis Monção; e do secretário de Agricultura de Sebastião Laranjeiras, Valdeir Martins. Também participaram do levantamento, os ambientalistas José Carlos Latinha e Reginaldo Azevedo,  a professora e geógrafa Graça Donato, e o presidente do Grupo de Jipeiros de Palmas de Monte Alto,  Oscar.

Ao todo, a ação capitaneada pela Flamboyant Conteúdo Criativa reúne mais de 20 profissionais que, em trabalho conjunto, trabalham na realização deste importante projeto.

Serra dos Montes Altos

Criado em 29 de novembro de 2020, a partir do Decreto Estadual Nº 12.486, o Parque Estadual da Serra dos Montes Altos, abrangendo os municípios de Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Urandi, Guanambi, Pindaí e Candiba. Com inúmeros atrativos naturais, a Serra dos Montes Altos se destaca pela biodiversidade que garante condições para a existência da fauna de mamíferos, com ênfase no cachorro-vinagre (Speothos venaticus), espécie ameaçada de extinção. O Parque também abriga muitas espécies raras e endêmicas de ecossistemas naturais de transição Caatinga-Cerrado, além de possuir nascentes, muitas  cachoeiras, como a cachoeira da Mandiroba, cachoeira do Brucunun e cachoeira do Buracão, além de um vasto patrimônio arqueológico, como a Pedra dos Três Irmãos, e o sítio arqueoastronômico, a exemplo da “Casa da Pedra”. Todos esses atrativos fazem da Serra dos Montes Altos uma atração turística singular ao sudoeste do estado da Bahia.

Por: Interior Baiano

Deixe seu comentário