Prefeito Reinaldo Góes sanciona leio que homenageia Tia França com seu nome em nova Escola em Tempo Integral

Francina da Conceição, ou simplesmente “Tia França”, nasceu em 09 de novembro de 1956, na comunidade de Jacolhi.

Tia França
Tia França

IUIU — Foi publicada no Diário Oficial do Município, edição desta terça-feira, 05 de março de 2024, a Lei Municipal nº 361/2024, que Cria e denomina o Centro Educacional Integral Francina Nogueira, nova instituição de Ensino Fundamental I, que atenderá alunas e alunos do 1º ao 5º ano e integrará o Sistema de Ensino Municipal, a ser gerido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Francina da Conceição Nogueira, ou simplesmente “Tia França”, como carinhosamente era conhecida, nasceu em 09 de novembro de 1956, na comunidade de Jacolhi, quando à época Iuiu pertencia ao município de Malhada-BA.

Filha de Leôncio Rodrigues Nogueira e Maria da Conceição Nogueira, Tia França construiu uma jornada que é exemplo de fé vivida na simplicidade e na doação aos empobrecidos, uma guerreira que numa batalha diária, ficou distante da família para cursar o primário, posteriormente o curso de Contabilidade e Magistério, período no qual trabalhou num supermercado cujo donos, ao mesmo tempo, lhe cediam a moradia.

Decreto

Fez graduação em História pela Universidade do Estado da Bahia em Caetité. O exercício como professora deu-se início no Centro Educacional de Iuiu, compadecida e amorosa, acolheu familiares e filhos de amigos em seu lar para frequentar as salas de aula.

Elegeu-se vereadora por dois mandatos, o primeiro no município de Malhada (quando Iuiu era seu distrito), onde também foi eleita presidente da Câmara para o período de 1989 a 1990, e posteriormente foi eleita vereadora pelo município de Iuiu, onde atuou entre 1997 e 2000, abrindo caminhos para as mulheres na política.

Participou da união de pessoas juntamente com o padre Aldo, criando a ABEPRI – Associação Beneficente e Promocional de Iuiu, entidade que mantinha a Escola Família Agrícola de Iuiu, proporcionando formação técnica a muitos filhos de agricultores de Iuiu e região.

Atuou como Agente da CPT (Comissão Pastoral da Terra) por mais de cinco anos, sempre lutando pela justiça, igualdade e dignidade aos menos favorecidos. Além disso, juntamente com as Irmãzinhas da Imaculada Conceição, criou o PROMAPA – Projeto Madre Paulina, que se dedicava ao trabalho de acolhimento a crianças carentes da comunidade, lhes propiciando uma vida mais digna.

Dedicada à Paróquia Santa Luzia de Iuiu, atuou como catequista e ministra extraordinária da comunhão eucarística, onde foi confiado à ela mais de 100 (cem) afilhadas e afilhados.

Proveniente de uma família humilde, com muita garra lutou incansavelmente por meio do estudo, dedicação e compromisso, trouxe muitos benefícios à população iuiuense, fez conexão com o projeto ASA, que é uma rede que defende a proposta de convivência com o Semiárido pela defesa do direito à água, conseguindo, assim, vários benefícios às comunidades como a instalação de reservatórios de água da chuva.

Contemplou com os seus olhos, a busca de nomeação da escola da comunidade de Jacolhi, onde nasceu, receber o nome do seu pai, Sr. Leôncio. De Iuiu para o mundo, passou uma temporada na Itália em 2012, com o intuito de conhecer a Instituição que a elegeu como “Leiga Consagrada” através do Instituto Secular São Rafael. Neste momento, descobriu que estava com câncer, retornando ao Brasil para fazer o tratamento, onde guerreou durante 15 meses com muita fé e perseverança, sem questionamentos ao universo. Partiu em 11 de junho de 2013, embora permaneça viva e presente na memória e nas obras durante sua peregrinação terrestre.

A referida lei, que é de autoria do Poder Executivo Municipal, foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal e atende a indicação nº 009/2015, do Poder Legislativo.

Por: Assessoria de Comunicação — Prefeitura de Iuiu

Leia mais:
Deixe seu comentário