Prefeito de Malhada sanciona lei que institui 20 de novembro como feriado do Dia da Consciência Negra

o projeto de lei de autoria do vereador Amerivaldo Pereira Nunes (Mero), que institui 20 de novembro como Dia da Consciência Negra.

Moradora da comunidade de Tome-Nunes , em Malhada,no Médio São Francisco.

O prefeito de Malhada, no Médio São Francisco, Valdemar Lacerda Silva Filho (Dezin), sancionou, na quarta-feira (18), o projeto de lei de autoria do vereador Amerivaldo Pereira Nunes (Mero), que institui 20 de novembro como Dia da Consciência Negra e da Difusão da Religiosidade, novo feriado municipal.

Segundo o vereador, o objetivo é promover um momento de reflexão e conscientização na luta contra o racismo. “Esse feriado é a forma de homenagear o dia da morte de um dos maiores líderes negros do Brasil, Zumbi dos Palmares”, disse Mero.

Tome – Nunes foi reconhecida como comunidade quilombola pela Fundação Cultural Palmares, em dezembro de 2004. Além de Tome – Nunes, o distrito de Parateca também é reconhecido como quilombo.

 A legislação federal prevê que caberia aos municípios determinar o feriado municipal, o que já ocorre em mais de 500 cidades brasileiras.

As datas comemorativas reconhecem a importância de um fato histórico, homenageiam uma profissão, registram uma conquista social ou política e buscam mobilizar a sociedade em torno de uma causa.

Prefeito de Malhada sanciona lei que institui 20 de novembro como feriado do Dia da Consciência Negra.Foto:reprodução Diário Oficial

Deixe seu comentário