Prefeito de Juvenília é eleito presidente do Cimvales
O prefeito de Juvenília, Rômulo Carneiro, foi eleito por unanimidade presidente do CIMVALES. O consórcio integra 9 municípios do Norte Mineiro.
JUVENÍLIA – O prefeito Rômulo Marinho Carneiro (PT) foi eleito por unanimidade, na quinta-feira (6), durante reunião na cidade de Bonito de Minas, presidente do Consórcio Público para o Desenvolvimento Regional dos Vales do Carinhanha, Cochá, Peruaçu, Japoré e São Francisco (CIMVALES), composto por 9 municípios.
O prefeito de Cônego Marinho, Agidê Alves Santana (PP), foi eleito vice-presidente. A expectativa é de que o consórcio continue pautando o desenvolvimento Integrado dos municípios consorciados.
Os nove municípios estão inseridos na área mineira da Sudene e região do semi-árido no extremo Norte de Minas Gerais. A área da Sudene inclui 43 municípios com fortes similaridades, em especial, o fato de apresentarem os mesmos problemas sociais, como fome, doenças e migração, que se reflete nos respectivos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).
A missão do consórcio é planejar e investir no desenvolvimento regional, criando mecanismos conjuntos para consultas, estudos, execução, fiscalização e controle de atividades que interfiram, na área compreendida no território dos Municípios consorciados, entre outras.
Criado em janeiro de 2013, o consórcio é formado pelos municípios de Bonito de Minas, Chapada Gaúcha, Cônego Marinho, Itacarambi, Januária, Juvenília, Miravânia, Montalvânia e São João das Missões.
Reeleito para administrar Juvenília pela segunda vez, Rômulo Carneiro tem feito o município renascer das cinzas e se torna referência regional. O município antes acanhado, hoje caminha sob o signo desenvolvimento e conquista sua própria independência.