Prefeito de Guanambi abandona ACM Neto e declara apoio ao governador Jerônimo
A recepção calorosa e o discurso de fidelidade ao governador indicam um novo ciclo de cooperação entre o Executivo estadual e o município.

GUANAMBI — O governador Jeronimo Rodrigues (PT) conquistou mais um aliado do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), para sua base. O mais recente apoio veio do prefeito de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, Nal Azevedo (Avante).
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
O anúncio foi feito durante um ato de entrega de diversas obras na manhã desta quarta-feira (13), marcando o rompimento com o grupo liderado por ACM Neto. Azevedo era aliado de Neto até o pleito de 2024, inclusive já foi filiado ao União Brasil.
O prefeito mudou de partido para concorrer à reeleição em 2024, pouco mais de um ano e meio depois da renúncia do então prefeito Nilo Coelho (União Brasil). A adesão de Nal ao governo petista representa uma reviravolta na cena política local.
Nal fez campanha abertamente para ACM Neto na disputa pelo governo do estado. O movimento reforça o avanço do grupo de Jerônimo Rodrigues em municípios do interior baiano, especialmente na região Sudoeste e aponta para uma possível reconfiguração de forças políticas visando as eleições de 2026.
A recepção calorosa e o discurso de fidelidade ao governador indicam um novo ciclo de cooperação entre o Executivo estadual e o município de Guanambi, com possíveis impactos na articulação de projetos, obras e investimentos.