Portal Folha do Vale encerra enquete com pré-candidatos à prefeitura de Malhada
Portal Folha do Vale encerrou a enquete com os pré-candidatos à prefeitura de Malhada, nesta sexta-feira (19).
MALHADA – O Portal Folha do Vale decidiu encerrar a enquete no final da manhã desta sexta-feira (19), depois de permanecer mais de quatro horas no layout. A enquete com os nomes dos pré-candidatos Anselmo Boa Sorte (PL) e Gimmy Ramos (PT) foi criada na quinta-feira (18), mas na manhã desta sexta-feira por recomendação da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), incluiu o nome do prefeito Valdemar Lacerda Silva Filho, Dezin (MDB).
A PRE recomendou que incluísse também o nome do atual prefeito, mesmo que não seja pré- candidato, respeitando assim o princípio da isonomia. O nome do gestor não foi incluído na primeira enquete pelo fato do próprio já ter declarado apoio ao seu vice.
Na enquete com os três nomes Anselmo assume a primeira posição com (45%, 533 Votos), já Gimmy Ramos ocupa a segunda colocação com (42%, 495 Votos), enquanto Dezin que não é candidato (13%, 160 Votos). A enquete estava batendo recorde e movimentado o cenário político na manhã de hoje, como também não foi detectado fraude em momento algum.
Diante da polêmica provocada de forma desnecessária em torno dessa enquete, o Portal Folha do Vale entendeu que não há razões para manter uma enquete com um terceiro nome, mesmo sabendo que ele não é pré-candidato.
A enquete segue a Lei Federal 9.504/1997 a Resolução 23.549/2017, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tais normativas permitem a realização de enquete ou sondagem eleitoral antes do período de campanha eleitoral conforme o parágrafo 5º do artigo 33 na Lei Federal: “É vedada, no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral”.
A enquete trata-se de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostragem científica. O resultado da enquete reflete o calor do momento.