Polícia Federal prende chinês acusado de tráfico internacional em Caetité
O homem com nacionalidades chinesa e panamenha foi preso na terça-feira (4) em Caetité, no Sertão Produtivo. Ele é acusado de tráfico internacional.
CAETITÉ – Na última terça-feira (4), um homem de 48 anos, suspeito de integrar uma organização internacional de lavagem de dinheiro em grande quantidade, de nacionalidade chinesa e panamenha foi preso pela Polícia Federal (PF) em Caetité, município da região Sudoeste da Bahia
Segundo informações da PF, o mandado foi emitido pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Escritório Central Nacional da Polícia Federal, criado com o tratado de extradição firmado entre Brasil e os Estados Unidos da América.
Conforme apurou a polícia Brasileira, juntamente com o escritório da Interpol em Washington-DC, nos Estados Unidos, o criminoso realizava a atividade ilegal de lavagem de valores provenientes do tráfico de drogas nos EUA e Europa. Para desviar o foco das investigações, o criminoso realizava a transferência do dinheiro para países da América Central, do Sul e Asiáticos.
Diante de informações passadas à imprensa, entre abril de 2016 e julho de 2017, o homem já teria lavado mais de novecentos mil dólares, com transferências entre cartéis mexicanos e colombianos que atuavam no tráfico internacional de drogas. Os valores decorrentes da comercialização de drogas eram inseridos no sistema bancário dos EUA e, posteriormente, transferidos para contas em Hong Kong, controladas pelo preso.