Polícia de Brumado identifica responsável por induzir adolescente a praticar automutilação na rede social
O autor responsável por enviar as mensagens, induzindo a automutilação, foi identificado em outro estado pela polícia em 24 horas.
BRUMADO — A Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Territorial de Brumado, remeteu ao Ministério Público um Boletim de Ocorrência Circunstanciado na terça-feira (11), o qual apurou as circunstâncias em que um adolescente praticou autolesão após ser induzido via mensagens na rede social “Tik Tok”.
Conforme consta na ocorrência, o adolescente era instigado (reforçar o propósito autolesivo preexistente) por uma pessoa que lhe passava orientações. A Polícia Judiciária foi comunicada do fato no dia 5 de julho e, em 24 horas, conseguiu identificar o autor que enviava as mensagens, tratando-se de outro adolescente localizado em outro estado da federação.
Induzir ou instigar alguém a praticar automutilação ou prestar-lhe auxílio material para que o faça, por meio da rede de computadores ou de rede social, é crime e sua pena majorada pode chegar a até 4 anos de prisão (art. 122 do Código Penal).
O delegado Paulo Henrique de Oliveira orienta aos pais e responsáveis ficar atentos ao conteúdo acessado por crianças e adolescentes, bem como nos seus comportamentos psicológicos, uma vez que a fonte do problema poderá estar no uso excessivo, desmedido e ilimitado do celular, devendo buscar ajuda psicológica e/ou psiquiátrica sempre que o caso exigir.
Interferir em situações da era digital e lidar com a privacidade dos filhos é, em muitos momentos, necessário.