Polícia Ambiental apreende caminhões com madeira nativa ilegal em Guanambi
Os caminhões foram apreendidos no anel viário da cidade de Guanambi, por policiais que realizavam rondas ambientais na rodovia BR- 030.
GUANAMBI – A Polícia Militar da Bahia, por meio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis), apreendeu na noite da última quinta-feira (23), dois caminhões que transportavam madeira nativa sem a devida documentação.
A ação ocorreu no anel viário da cidade de Guanambi, no sudoeste do estado. Segundo a CIPPA, os policiais faziam rondas ambientais na rodovia BR- 030 ,quando avistaram os veículos carregados com toras de madeira características do bioma Caatinga.
Ao abordarem os condutores, os policiais constataram que eles não possuíam o Documento de Origem Vegetal (DOF), que é obrigatório para o transporte de produtos e subprodutos florestais. Os caminhões transportavam cerca de 60 metros cúbicos de madeira nativa, que seriam destinados às cerâmicas do município.
Os condutores foram conduzidos à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram lavrados um boletim de ocorrência e um termo circunstanciado de ocorrência. Os veículos e a madeira também foram apreendidos e ficaram à disposição da autoridade competente.
A CIPPA Lençóis é uma unidade especializada da Polícia Militar que atua na proteção do ecossistema do centro e do oeste baiano. A companhia realiza fiscalizações ambientais, combate a crimes contra a fauna e a flora, educação ambiental e apoio às comunidades tradicionais.
A Polícia Militar da Bahia reforça o seu compromisso com a sociedade e com o meio ambiente, sendo PMBA uma Força a serviço do cidadão.