Pesquisadora cria projeto de revitalização da Lagoa de João Amaral em Guanambi

Maria das Graças Pereira Donato atualmente está desenvolvendo uma pesquisa voltada para preservação e revitalização da Lagoa de João Amaral.

GUANAMBI – Na última terça-feira (27), uma estudante do curso de especialização em Educação Ambiental da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Polo Guanambi, apresentou ao programa “Bom dia com Latinha”, na TV Conexão Guanambi, a importância da preservação ambiental no município.

Maria das Graças Pereira Donato, atualmente está desenvolvendo um trabalho de pesquisa acadêmico relacionado ao tema “Educação Ambiental: Sensibilizar o cidadão para preservação e revitalização da Lagoa de João Amaral”. Na pesquisa, a estudante aponta as vantagens e impactos que a preservação ambiental traz à natureza e aos indivíduos.

Foto: Graça Donato, pesquisadora

Durante a entrevista também foi enfatizado a importância do curso de Educação Ambiental e da criação do Polo da UFBA no contexto local e regional.

Na oportunidade, Graça Donato apresentou o esboço do projeto de requalificação e preservação da Lagoa de João Amaral. O projeto é de autoria da estudante de Arquitetura e Urbanismo da UNIFASC, Gabriela Magalhães Ávila, destacada o grande potencial urbanístico com ênfase na vertente de criação de mais uma área de lazer, esporte e cultura de Guanambi.

Foto: Croqui criado por Gabriela Magalhães Ávila, estudante de Arquitetura e Urbanismo

O projeto propõe a criação de área de vivência, pista de desaceleração, piso intertravado/compartilhado, calçada, ciclovia, linha de desejo, estação infantil, espaço pet e área para feirinhas, entre outros atrativos.

Para a pesquisadora, “a Lagoa de João Amaral é um patrimônio do povo e precisa ser preservada. A legislação ambiental estabelece que é competência do município a preservação da Natureza e a manutenção do equilíbrio ecológico, bem como das fontes e mananciais de água, os recantos naturais de lazer, as áreas com vegetação nativa, os parques turísticos ou reservas da flora e da fauna em extinção”, declarou Graça Donato.

Deixe seu comentário