Pela primeira vez na história, mulher assume comando do 17º BPM de Guanambi

A nova comandante manifestou satisfação em ocupar o posto e chega com a intenção de somar, sendo a primeira mulher na história a assume o comando do 17º BPM.

Trocada de comando do 17º BPM

GUANAMBI — Foi realizada em Guanambi, na região sudoeste da Bahia, na manhã desta sexta-feira (1º), a cerimônia de troca de comando do 17º BPM. A tenente-coronel Gilmara Santana de Oliveira Coutinho assumiu o posto do tenente-coronel Alex Luís Rego dos Santos.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

A cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores e contou com a participação de várias autoridades militares e civis. A solenidade contou com a presença do Cel. PM Paulo Guimarães.

A nova comandante manifestou satisfação em ocupar o posto e disse que chega com a intenção de somar esforços. Pela primeira vez na história da instituição, uma mulher assume o comando do 17º BPM, sendo um momento histórico para a cidade de Guanambi e região.

Durante o discurso de despedida, Rego se emocionou e deu boas-vindas à nova comandante. Ele disse que assumiu a instituição no momento delicado, mas tratou de refazer parcerias com a imprensa e os prefeitos das cidades que integram o 17º BPM.

Paulo Guimarães afirmou que está melhorando a segurança pública nos 10 municípios que compõem o nosso 17º BPM. Ele encerrou afirmando que Gilmara é de uma delicadeza imensa, mas age com rigor para defender a segurança e a corporação.

Participaram do ato solene, deputados Charles Fernandes, Felipe Duarte, prefeitos Nal Azevedo, Guanambi, João Veiga, Pindaí, Tito, Palmas de Monte Alto, Warley Oliveira, Urandi, e Valdinha, Iuiu.

Gilmara é símbolo de empoderamento feminino, competência e compromisso com a segurança pública. Filha de João Gomes de Oliveira e Cesarina Santana de Oliveira, casada, é natural de Salvador e ingressou na PMBA em março de 1993, onde construiu uma carreira sólida, dentro e fora do Brasil — incluindo atuações de destaque nas Nações Unidas, no Timor Leste.

Formação e Conquistas Acadêmicas

A nova comandante é bacharela em Ciências Policiais (APM) e possui três especializações na área de Segurança Pública e Gestão Estratégica pela APM, além de Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UEFS). Também é médica veterinária formada pela UFBA e tem capacitações nacionais e internacionais, com passagens por Louisiana State University (EUA) e pela Polícia das Nações Unidas (UNMIT), onde atuou de 2010 a 2012 em cargos estratégicos.

Medalhas e Reconhecimentos

Entre as inúmeras condecorações recebidas estão:

– Medalha das Nações Unidas (duas vezes, por serviços à paz mundial)

– Medalha do Pacificador, do Exército Brasileiro

– Medalha Tiradentes, da SSP-BA

– Medalhas de tempo de serviço na PMBA (Bronze, Prata e Ouro)

– Título de Amiga do 19º Batalhão de Caçadores (EB)

– Medalha Conselheiro Almeida Couto (Corpo de Bombeiros)

Deixe seu comentário