Palmas de Monte Alto é a terceira cidade na Microrregião de Guanambi com maior número de suicídios
Palmas de Monte Alto aparece em terceira lugar no ranking das 23 cidades com o maior número de ocorrências.
PALMAS DE MONTE ALTO — Dados divulgados pela Secretária de Assistência Social de Palmas de Monte Alto, Adenúsia dos Santos Araújo, revelam que o município ocupa a terceira colocação, por suicídio na Microrregião de Guanambi,
Palmas de Monte Alto aparece em terceira lugar no ranking das 23 cidades com o maior número de ocorrências. Adenúsia informou que os dados foram repassados pelo 17º BPM de Guanambi, em relação ao ano de 2022.
Segundo a secretária, quem lidera o ranking e Guanambi, maior município da Microrregião. Candiba, ocupa o segundo lugar com maior número de suicídio. Ela ainda afirmou que Jurema, é a comunidade com maior número de suicídio no município.
Ainda segundo a secretária, o suicídio é um problema de saúde pública e precisa de tratamento diferenciado. “Muitas vezes a pessoa com pensamento suicida só precisa ser escutada, mas não encontra essa pessoa para ouvir. Culturalmente, depressão ou qualquer tipo de transtorno é tratado como frescura por familiares”, disse ela.
Adenúsia afirmou ao Portal Folha do Vale que existe uma rede para atender esse público em Palmas, por isso, é importante a família identificar e procurar ajuda. “A pessoa com pensamento suicida se isola gradualmente, então é preciso ficar atento para os sinais”, completou.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos, além ser considerado um assunto extremamente complexo e multifatorial, já que pode afetar qualquer pessoa. Entretanto, alguns fatores influenciam no aumento de ocorrências.