O que fazer em Bom Jesus da Lapa?

A seguir você perceberá que a Capital Baiana da Fé tem muito mais a oferecer além do turismo religioso ao qual é naturalmente associada devido às romarias.

BOM JESUS DA LAPA – Para aqueles que ainda não conhece a Capital Baiana da Fé, uma pergunta muito comum ao chegar na cidade é: o que fazer em Bom Jesus da Lapa?

Em qualquer parte do mundo, o turista que está visitando uma cidade quer um roteiro interessante para seguir. Algo que seja atraente, que traga uma experiência rica, diversa do que já foi visto por ele.

O turismo em Bom Jesus da Lapa oferece tudo isso: ela é capaz de reunir, em um só passeio, por exemplo, o mistério e o silêncio da fé, uma natureza que brinda os olhos e os esportes radicais.

O que fazer em Bom Jesus da Lapa?

Esplanada em Bom Jesus da Lapa. Foto: Rogério.

A seguir você perceberá que a Capital Baiana da Fé tem muito mais a oferecer além do turismo religioso ao qual é naturalmente associada devido às romarias que datam de séculos de prática.

Então, calce sapatos confortáveis, traga protetor solar e uma garrafa de água na mochila, para conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa que oferece beleza para todos os gostos.

Visitar o Santuário do Bom Jesus da Lapa 

Sem dúvida, a primeira parada que qualquer visitante deveria fazer, ao chegar em Bom Jesus da Lapa, é o Santuário. Incrustado em um calcário de pedra maciça, com 90 metros de altura, ele é permeado por várias grutas datadas do século 17.

Todos os anos, o Santuário do Bom Jesus da Laparecebe cerca de dois milhões de religiosos. Nesse espaço privilegiado, que mais parece talhado diretamente pelas mãos divinas, eles encontram bênçãos e refrigérios de toda sorte. Não à toa, a cidade se orgulha de ter a 3ª maior romaria do Brasil

Subir o Morro da Lapa

A subida do morro traz um encanto a mais, enchendo os olhos do turista com a mais completa panorâmica que alguém pode ter de Bom Jesus da Lapa.

Na chamada “subida por dentro”, é necessário palmilhar 322 metros de extensão até o topo. Pode ser muito, tendo em vista algumas pedras íngremes e pontiagudas no caminho, mas o acesso já foi bastante facilitado pela ação do homem, revelando um trajeto perfeitamente confiável.

Além disso, aos que necessitam de mais conforto, existe um atalho, uma subida que pode ser feita por fora, de um jeito mais fácil e rápido, adequando-se à preferência do turista.

Passear de lancha no Rio São Francisco

Para aqueles mais afeitos à calmaria, Bom Jesus da Lapa traz excursões de barco no Rio São Francisco, conhecido pela mansidão de suas águas. Além de mostrar um diferente ângulo da cidade em geral, é possível vislumbrar o Santuário por uma nova perspectiva.

Ainda dá para tomar banho no Velho Chico ou até mesmo aproveitar o momento para pescar. Conta-se que o surubim e o dourado são os maiores peixes do Rio.

Apreciar o pôr do sol na Ponte Gercino Coelho

Outro lugar muito apreciado, vinculado ao São Francisco, é a Ponte Gercino Coelho. Com 1180m de extensão, ela liga as estradas federais BR-349 e BR-430, mas é o seu caráter de espetáculo natural que chama a atenção do público, graças ao pôr do sol.

Cotidianamente, a partir das 16:45h, as pessoas começam a estacionar seus veículos e motocicletas para apreciá-lo. Da Ponte, avista-se uma série de cartões postais do município, como a Barrinha, a Catedral e o Santuário.

Além disso, é um lugar muito buscado pelo seu belo enquadramento para as famosas selfies, que fazem tanto sucesso nas redes sociais.

Ponte Gercino Coelho, Bom Jesus da Lapa. Foto: Rogério.

Para quem gosta de aventuras: praticar escalada esportiva no Morro da Lapa

Bom Jesus da Lapa também guarda surpresas, como a escalada. A atividade foi implantada aos poucos na cidade, ganhando forma graças aqueles que adoram aventuras.

A ideia dos escaladores é igual em qualquer parte do planeta: alcançar lugares inacessíveis à maioria das pessoas para, por fim, serem presenteados com uma visão exclusiva – nesse caso o amplo cenário que compõe a Capital Baiana da Fé.Para isso, eles escalam o Morro da Lapa. 

Na atualidade, a escalada na Lapa conta com seis setores e aproximadamente 30 vias. A segurança é garantida, posto que a prática em Bom Jesus da Lapa se refere àquela em que o escalador sobe em vias onde há todo um sistema de proteção preso à rocha (chapas). Grupos de escaladores costumam visitar a cidade justamente com este desejo de adrenalina.

Locais interessantes em Bom Jesus da Lapa

Ainda procurando o que fazer em Bom Jesus da Lapa? Além do que já foi explorado até aqui, caso queira conhecer um pouco mais sobre a história e cultura lapense, o Museu do Santuário é uma parada obrigatória.

Se deseja conhecer a fundo a culinária lapense, experimente visitar a Barrinha, local onde muitos frequentam para saborear a deliciosa moqueca de peixe, prato típico da região, além de tomar banho no rio ou simplesmente apreciar uma das mais belas vistas do Morro da Lapa.

Outros locais interessantes em Bom Jesus da Lapa são as praças. Muitas delas se tornaram pontos turísticos, como a praça da Catedral. A Praça da Fé, a Praça do Largo da Esplanada e a Praça Monsenhor Turíbio foram recentemente inauguradas e estão entre as mais bonitas da cidade.

Ainda há muito que se fazer em Bom Jesus da Lapa. Você só precisa vir e conhecer!

Deixe seu comentário