Nível do rio São Francisco sobe 7 centímetros em Carinhanha
Ainda de acordo com a Cemig, há 12 anos que o Velho Chico não registrava uma cheia dessa relevância.

CARINHANHA – Na manhã desta terça-feira (25), o nível do rio São Francisco atingiu 8 metros e 8 centímetros em Carinhanha, no Médio São Francisco. Com o aumento de 7 centímetros em 24 horas.
Com o nível acima dos 8 metros o Balneário Pontal, principal ponto turístico da cidade continua alagado, inclusive alguns bares do local não funcionam mais. A cidade enfrenta uma série de problemas por causa das chuvas que atingem o estado desde dezembro.
Foram mais de 600 milímetros registrados em 45 dias, 231% a mais do que a média da região, contabilizando mais de R$ 24 milhões em prejuízo em decorrência das chuvas que caíram entre dezembro e o início de janeiro.
De acordo com dados da Cemig, o nível do rio já baixou em algumas cidades localizadas no Norte de Minas e o mesmo deve acontecer nos próximos dias nas cidades de Malhada e Carinhanha, na Bahia.
Ainda de acordo com a Cemig, há 12 anos que o Velho Chico não registrava uma cheia dessa relevância. Existe previsão de chuva para o final de janeiro, fevereiro, março e até abril.
Na zona rural, estradas foram interditadas, plantações foram destruídas e mais de 250 mil litros de leite foram perdidos porque não têm como serem escoados.
Neste momento, a cidade encontra-se em situação de emergência, reconhecida pelo Governo do Estado e busca ajuda e recursos estaduais e federais para amenizar os prejuízos causados pelo período chuvoso em toda a extensão do município.