NEAM realiza palestra de Combate à violência contra mulher em Guanambi
A palestra foi realizada em razão do bairro Gurunga, por registrar um número altíssimo de casos de violência doméstica, em Guanambi.
GUANAMBI – A Delegacia Territorial de Guanambi, por intermédio do NEAM – Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher de Guanambi, realizou na tarde desta quinta-feira (10), uma palestra sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, na Escola Municipal Celito Brito, no bairro Gurungas, em Guanambi.
O evento foi a realizado em razão do bairro registrar um número altíssimo de casos de violência doméstica, visando alertar ainda mais as pessoas sobre as questões que envolvem a violência contra a mulher.
A delegada titular da NEAM, Virgínia Milena Guimarães Aranha, discorreu sobre a Lei Maria da Penha (Lei n.º 11.340/2006), contemplado os cinco tipos de violência doméstica e familiar que podem ocorrer contra a mulher, ou seja, física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.
O Agosto Lilás é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, ela faz referência ao aniversário da Lei n.º 11.340 (de 07 de agosto de 2006), que completou 17 anos.
O encontro de conscientização e orientação contou com a participação da diretora da escola, alunos, mães de alunos, coordenador da 22ª Coorpin de Guanambi, Clécio Magalhães, delegado titular Giancarlos Giovane Soares, coordenadora da Ronda Maria da Penha, Tenente Jacimara Moura Ornelas
Em conversa com o Portal Folha do Vale, Virgínia afirmou que além da palestra, foi realizado concurso de poesia, distribuição de prêmios e 150 alunos estão indo ao cinema pela primeira vez nesta sexta-feira (11), parceria da NEAM, com o comércio de Guanambi.
Segundo a titular do NEAM, muitas das crianças do bairro não conhece o Centro da cidade. Ela disse que ouviu relatos durante conversas com esses alunos na escola. “Nosso papel aqui é orientar essas crianças sobre o tema, por isso, agradeço a direção da escola que abraço essa causa tão importante”, disse.