Mutirão do glaucoma atende 111 pessoas em Malhada
Dos 111 atendimentos realizados no mutirão na cidade, 66 tiveram diagnósticos para glaucoma. Essas pessoas continuarão sendo acompanhadas pelo Projeto Glaucoma.
MALHADA – A Prefeitura Municipal de Malhada, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o mutirão do glaucoma na última terça-feira, no Colégio Professora Alice Maria.
Em parceria com o Governo do Estado, 111 atendimentos, sendo 44 liberados, 66 confirmados e 1 suspeito. O objetivo do mutirão foi para identificar e prevenir do glaucoma.
Conforme informação da secretaria, os pacientes receberam colírios para tratamento durante três meses. O Projeto Glaucoma avalia o perfil e satisfação dos pacientes, oferecendo serviço de referência pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
O mutirão foi realizado obedecendo aos protocolos de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, onde foi exigido o uso de máscara, álcool em gel, além de outras medidas de distanciamento.
O glaucoma representa a maior causa de cegueira irreversível do mundo. É uma doença crônica e incapacitante, em que as taxas de abandono do tratamento chegam a 25%.