Municípios do médio São Francisco receberão médicos do Programa Mais Médicos

Na Bahia, serão 264 cidades prioritários para receber profissionais pelo Programa Mais Médicos.

Mapa
Mapa

Os municípios  de Carinhanha,Malhada e Iuiú estão entre os que  receberão médicos que atuarão na atenção básica da rede pública de saúde, anunciou foi feita em coletiva na manhã da última  terça-feira, 9, de julho,pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na Bahia, serão 264 cidades prioritários para receber profissionais pelo Programa Mais Médicos.

A medida faz parte do programa “Mais Médicos” do governo federal, que tem o objetivo de aumentar o número de médicos em periferias de grandes cidades, municípios de interior e no Norte e Nordeste do país.

Ao todo, serão beneficiados com o programa em todo Brasil, 1.557 municípios, sendo 1.042 no Nordeste. Segundo Alexandre Padilha, esses municípios são, inicialmente, prioridades do programa. No entanto, qualquer cidade pode se inscrever.

Diante das críticas feitas por entidades médicas, Alexandre Padilha afirmou que falta mais conhecimento do Programa Mais Médico por parte dos profissionais da saúde. Em protesto às medidas do programa, o Sindicato dos Médicos do Ceará anunciou, nesta terça-feira, 9, uma possível paralisação nacional da classe médica.

“Estamos muito seguros do ponto de vista jurídico quanto ao texto da Medida Provisória (que cria o Programa). Acho que as entidades médicas poderiam ler (o texto da MP) e fazerem uma avaliação antes de qualquer menção de contestação. Eu acho que criticam porque não leram o texto”, disse Padilha.

“Estamos fazendo um processo de mudança na formação do médico brasileiro. E isso não tem nada a ver com serviço social obrigatório. É para melhorar a formação que propomos esses dois anos de atuação na atenção básica e na urgência e emergência (para os estudantes que ingressarem a partir de 2015)”, disse o ministro.

Redação www folhadovale.net

 

 

 

Deixe seu comentário