Município de Carinhanha esteve presente no encontro estadual de fortalecimento da gestão ambiental municipal

As políticas devem atender às necessidades das comunidades baianas e devemos construir uma gestão equilibrada, com respostas efetivas à população”, pontuou.

Encontro
Encontro

Representantes de 180 municípios baianos, entre eles o município de Carinhanha,no oeste da Bahia, representado pela Diretora de Departamento de Meio Ambiente, Emanuela Gusmão Costa, estiveram reunidos na última quarta-feira, 17 de abril, no auditório da União das Prefeituras da Bahia (UPB), durante encontro sobre as políticas do Governo da Bahia em apoio ao fortalecimento da gestão ambiental municipal.

Durante a abertura do encontro, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, destacou a importância da gestão ambiental para a sociedade, que é determinante para que o desenvolvimento sustentável ocorra com qualidade, distribuição de riquezas e acesso à informação. “Pretendemos promover a melhoria e o fortalecimento da gestão ambiental em cada um dos municípios baianos. As políticas devem atender às necessidades das comunidades baianas e devemos construir uma gestão equilibrada, com respostas efetivas à população”, pontuou.

Spengler citou algumas ferramentas importantes para a gestão ambiental, entre elas, planejamento, controle ambiental e acesso à informação. O secretário falou ainda sobre alguns projetos que estão em andamento na Secretaria, como o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), com entrega prevista para 2014; atualização do mapeamento da cobertura vegetal, que será iniciado pelo bioma cerrado, sendo estendido por toda a Bahia, e com previsão de conclusão entre 2015/2016; elaboração dos oito planos de bacias; além do levantamento de espécies ameaçadas e o estudo de áreas prioritárias para conservação.

Para o secretário, é importante conhecer as características dos territórios, suas potencialidades, fragilidades e limites. “Com a conclusão desses projetos, será possível cruzar os dados destes estudos e criar um mapa de conservação para o Estado. Também é importante ressaltar que o planejamento territorial deve ser incorporado pelos municípios como aspecto importante da gestão ambiental, pensando suas ações de forma efetiva, integrada e eficaz, promovendo a inclusão social e estimulando o trabalho e renda”, finalizou.

Presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), na Bahia, e vice-presidente nacional, a secretária do Meio Ambiente do município de Luis Eduardo Magalhães, Fernanda Aguiar, acredita que este é um momento importante, em que o Estado, por meio da Sema, chama os municípios baianos para mostrar como ocorrerá o fortalecimento da gestão ambiental nos municípios. “Estamos presentes para compartilhar as informações e falar a mesma língua, para termos um trabalho de fortalecimento da gestão ambiental que desejamos para o Estado”, ressaltou.

Por:Ascom

Edição www folhadovale.net

Deixe seu comentário