Mulher tem conta no Instagram invadida e golpista cria espaço falso
O perfil de Jaiane, moradora da cidade de Carinhanha, foi alvo de criminoso que tentou induzir seguidores a fazerem transferências via PIX.

CARINHANHA — O perfil no Instagram de Jaiane dos Santos, moradora da cidade de Carinhanha, no Médio São Francisco, foi alvo de criminoso que utilizou uma técnica para roubar sua conta e induzir seguidores a fazerem transferências, geralmente por Pix.
Depois de invadir o perfil de Jaiane, o golpista usou isca para tentar ganhar dinheiro: ele faz stories e anunciou investimento. O criminoso afirma que com o investimento de R$ 400,00, o investidor pode ter um retorno de R$ 1.200,00.
Na publicação, o criminoso se passa como Jaiane e diz se responsabilizar por qualquer valor enviado. Ele ainda simula o recebimento. “Depois de 30 minutos como prometido, o valor do retorno em minha conta”, diz o golpista.
Em outra postagem, o criminoso explica que um amigo usa sua página para fazer investimento, caso alguém esteja interessado é só chamar no PV. Em um vídeo, o criminoso usou Inteligência artificial para imitar a voz da vítima.
O golpe tem feito diversas vítimas e lesa aqueles que acreditam na oferta e o dono do perfil — que nada tem a ver com as postagens e teve seu perfil roubado por criminosos.
Como se proteger
A maneira mais eficaz de se proteger contra essas tentativas de invasões é ativar a autenticação de duplo fator.
Com essa etapa extra, além de inserir a senha, é preciso incluir um outro código de acesso, enviado para um aplicativo instalado no seu celular.
Para ativar o recurso, navegue até as Configurações do Instagram, toque na opção Segurança e, em seguida, Autenticação de dois fatores.