Mulher do secretário de Comunicação de Matina consta em lista de beneficiários do Bolsa Família
Fernanda, esposa de Eldivar, secretário de Comunicação de Matina, consta na lista dos beneficiários do Bolsa Família da cidade.
MATINA – A esposa do secretário de Comunicação do município de Matina, na região sudoeste da Bahia, aparece na lista de beneficiários do Bolsa Família na cidade. A consulta pode ser conferida no Portal da Transparência da Controladoria Geral da União.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Fernanda Jesus do Prado, é esposa de Eldivar Rocha Gomes.O programa Bolsa Família é voltado para pessoas em estado de extrema pobreza. Fernanda pode não se enquadrar, já que é comerciante, conforme denúncia feita pelo Achei Sudoeste.
O caso chama ainda mais atenção devido ao fato de o secretário receber um salário de R$ 6 mil por mês, além de outros benefícios inerentes ao cargo. Essa renda coloca a família muito acima do limite estipulado pelo programa, que prioriza famílias com renda per capita de até R$ 218 por mês.
Moradores questionam se há um possível uso indevido do programa, já que a companheira do secretário, além de exercer atividade comercial no município, não parece estar em situação de necessidade.
A irregularidade, se confirmada, pode ser enquadrada como crime de falsidade ideológica e apropriação indevida de recursos públicos. A repercussão do caso aumenta a pressão sobre a prefeita Olga Gentil de Castro Cardoso (PSD), que é vista como responsável por garantir que os benefícios sejam distribuídos corretamente.
O secretário e a Prefeitura não emitiram nota explicando a situação. A Secretaria Nacional da Rede da Cidadania (Senarc), que coordena o Bolsa Família, informou que para que o benefício continue sendo concedido é preciso fazer um recadastramento, trabalho que é coordenador pelas prefeituras dos municípios.