Moradores denunciam pesca irregular no período de defeso em Carinhanha

O defeso da piracema teve início no dia 1º de novembro e segue até dia 29 de fevereiro de 2022, época em que os peixes fazem a reprodução e desova. 

CARINHANHA –   Na tarde de sexta-feira (26), moradores do povoado de Angico, zona rural de Carinhanha, denunciaram a pesca ilegal no período de defeso no rio São Francisco. O defeso da piracema teve início no dia 1º de novembro e segue até dia 29 de fevereiro de 2022, época em que os peixes fazem a reprodução e desova. 

Nesse período, só é permitido pescar para o consumo. Os pescadores só podem utilizar anzóis para a pesca, mas com algumas restrições. O limite máximo é de 5 kg de espécies nativas e mais um exemplar de outras espécies por pescador. O objetivo é deixar a natureza descansar e seguir o ciclo natural.

 De acordo com os moradores, alguns pescadores profissionais estão usando redes e embarcações para pescar Piau, Curimatã, Mandi e outros peixes. Os moradores afirmam que o flagrante pode ser feito a partir de 6 da manhã na comunidade, no entanto, não há fiscalização.

 “Nossos peixes já desapareceram quase tudo”, comenta um morador.

Nesse período do defeso, os pescadores recebem um seguro-desemprego do Governo Federal. O pagamento é de um salário-mínimo.”O que a gente conta é com ele, é essa ajuda, é pouco, mas a gente vêm solucionando as necessidades dos pescadores”.

Deixe seu comentário