Moradores de Licínio de Almeida realizam ato contra poluição gerada pela Bamin
Moradores de Licínio de Almeida realizaram ato contra a poluição gerada pelo pó de minério de ferro extraído pela mineradora Bamin.
LICÍNIO DE ALMEIDA – Na última quinta-feira (23), moradores de Licínio de Almeida, município localizado na região Sudoeste do Estado, realizaram uma manifestação contra a poluição gerada pelo pó de minério de ferro, devido à extração realizada na cidade.
A população relata que, desde o início do transporte de minério da Mina Pedra de Ferro a atividade causou poluição em diversos bairros do município.
Os bairros de Matinha e Gerais, são os principais impactados pelo pó do minério. Entretanto, o problema se estende à outros bairros e também às comunidades.
Há denúncias e reivindicações pela resolução dos problemas desde o início do transporte do minério, com reuniões e solicitações por parte da comunidade e do poder público.
Após várias exigências, um desvio por fora da cidade foi feito pela BAMIN, mineradora em atividade que se dedica à extração, beneficiamento e comercialização de minério de ferro no município de Caetité e Licínio de Almeida. De acordo com os ativistas ambientas, o problema contínua, pois o desvio é próximo à cidade e a estrada não pode ser molhada o suficiente para impedir que a poeira continue atingindo os Bairros.
A mobilização reivindicou uma solução para o grave impacto do pó de minério sobre as famílias; Há também reivindicação de asfaltamento de alguns trechos de estrada que são fortemente impactadas pela poeira.