Ministro autoriza estudos de implantação do novo projeto do Vale do Iuiu
A cerimônia de assinatura dos estudos ocorreu na manhã de segunda-feira (8), em Iuiu, no sudoeste da Bahia, com o ministro Waldez Góes.
IUIU — O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, deu a largada para um novo projeto público de irrigação do Vale do Iuiu, com potencial para gerar mais de 185 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na região quando estiver em operação.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A cerimônia ocorreu na manhã de segunda-feira (8), em Iuiu, no sudoeste da Bahia. Além do ministro, estavam presentes o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira e diversos prefeitos da região.
A ordem de serviço foi assinada para início dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental e da modelagem jurídica que viabilizará a parceria público-privada para execução das obras de infraestrutura de captação e distribuição de água para implantação do Projeto de Irrigação Vale do Iuiu.
Além de Iuiu, o projeto contempla áreas irrigáveis nas cidades de Malhada e Sebastião Laranjeiras. No local, diversas autoridades, a exemplo do superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier Nascimento, do prefeito de Iuiu, Reinalldo Góes, parlamentares e demais autoridades da região.
Para o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a chegada do Projeto de Irrigação Vale do Iuiu à região sudoeste da Bahia está alinhada a estratégia do governo federal de democratizar o acesso aos investimentos que combatem as desigualdades regionais e fortalece o desenvolvimento regional sustentável e possui intima relação com a defesa da democracia.
“É por meio da democracia e da democratização dos investimentos que corrigimos as desigualdades regionais e inter-regionais. Assim um projeto de irrigação como o do Iuiu se comunica diretamente com a democracia para diminuir desigualdades e para aumentar as possibilidades da população de acesso ao trabalho e à renda e com o combate à pobreza. Sonhado há 30 anos, agora esse projeto começa a se tornar realidade”, comemorou.
Os estudos cobrem uma área de aproximada de 80 mil hectares e devem estar prontos em cerca de 18 meses. O Consórcio Techne – Nova Engevix, vencedor do processo licitatório realizado pela Companhia, será o responsável pelo trabalho.