Formulário de Busca

Malhada recebe 300 testes rápidos para Covid-19

Wesley explicou que nem todos os casos estão sendo testados, já que precisa seguir as orientações do Ministério da Saúde (MS).

Publicado em 20/maio/2020 - 11:02
Testes rápidos em Malhada para Covid-19.

MALHADA – A Secretaria Municipal de Saúde de Malhada, no Médio São Francisco, recebeu nesta quarta-feira (20), trezentos testes rápidos para Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Conforme o secretário Wesley Carneiro, existe alguns critérios para ser aplicado em paciente suspeito da doença. Wesley explicou que nem todos os casos estão sendo testados, já que precisa seguir as orientações do Ministério da Saúde (MS), assim como da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

Questionado se o paciente pode testar mesmo sem sintomas, o secretário fez questão de esclarecer que são testados somente os casos graves. “Os testes não são aplicados para todos os interessados, essa medida é adotada porque já está comprovada a transmissão comunitária (quando não é possível traçar a origem da infecção)”, explicou Wesley.

Como são feitos os testes?

Se o teste for do tipo PCR, primeiro coleta-se uma amostra de dentro do nariz ou do fundo da garganta do paciente. O teste consegue determinar se o material genético do vírus está presente na amostra. O resultado leva cerca de 4 horas para sair.

O PCR é o único tipo de teste disponível na rede pública de saúde do Brasil. Ele não tem mais necessidade de contraprova (que é quando um novo exame é feito para comprovar o resultado do primeiro, com a mesma amostra). No início do contágio, a contraprova era aplicada para monitorar a presença do vírus – agora, já é fato que ele circula pelo país.

Conheça os tipos de testes para Covid-19

Outra alternativa são os testes que determinam se o paciente tem os anticorpos (produzidos pelo seu próprio sistema imune) para o vírus ou os antígenos virais (produzidos pelo vírus) dentro do corpo – eles foram aprovados pela Anvisa, mas ainda não estão disponíveis.

Esses testes são mais rápidos: levam de 10 a 30 minutos para mostrar o resultado e podem ser feitos com amostras de sangue, soro, plasma ou de material das vias respiratórias do paciente

Edição:

Comentários

Fretamento

Eventos

Divulgação

Pré-candidato à prefeitura de Malhada anuncia primeira Live para 30 de maio

A entrevista acontece no dia 30 de maio, às 19h, na sua página oficial do Fecebook.

Enquete

Você acha que o isolamento social evita o avanço da Covid-19?





Resultado parcial

CBR
© 2010-2018 Folha do Vale - Todos os direitos reservados | WOWF