Malhada elege novos conselheiros tutelares
Foram eleitos 5 membros titulares e 5 suplentes que atuarão, que zelarão pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
MALHADA — Os representantes para o próximo mandato do Conselho Tutelar de Malhada, no sudoeste da Bahia, foram eleitos neste domingo (1º). O pleito eleitoral contou com a participação de diversos malhadenses que compareceram às urnas para escolher os novos conselheiros tutelares do município para o mandato de 2024-2027.
Foram eleitos 5 membros titulares e 5 suplentes que atuarão no Município. A eleição foi organizada pela Comissão Especial Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e contou com o apoio da Prefeitura de Malhada, e do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
Titulares
1º Lugar – Rose Guedes nº (10)
2º – Rosa Tenório nº (07)
3º – Zilda Guedes nº (06);
4º – Bia de Cida nº (09);
5º – Rogério Lima nº (02).
O CMDCA informou que a concorrente Margarete teve um voto a mais do que o candidato Rogério Lima, eleito em 5º lugar, entanto, ela foi desclassificada por critério de cunhadio com Zilda Guedes, sua cunhada, como as normas permitem as duas concorrer, porém, só uma assumiria, ela que teve menos votos foi impedida.
Suplentes
6º – Margarete
7º – Irmão Regi;
8º – Quedma Chapéu;
9º-Adriana Lima;
10º- Geovane.
Conforme o CMDCA , o número de voto de cada candidato será atualizado nesta segunda-feira (2). O edital com os nomes dos novos classificados também será publicado na segunda.
O que faz o Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar é responsável por desempenhar uma função estratégica: zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Os conselheiros agem sempre que os direitos de crianças e adolescentes são ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais/responsáveis ou em razão de sua própria conduta.