Liberdade de acusados de furtos qualificados causa indignação da população de Carinhanha
“Toda prisão deve ser comunicada ao juiz em 24 horas, para que não haja irregularidade, o que não houve nos dois casos”, disse.

Decisão de juiz se respeita, claro!, mas se discute até onde a lei faculta, pode-se recorrer contra ela.A juíza Thiely Dias de Alencar Pithan,responsável pela Comarca de Carinhanha,no oeste da Bahia,beneficiou dois reclusos acusados de furtos qualificados,em menos de 12 dias,com a alegação de a justiça foi comunicada mais de 24 horas após a prisão.
Diante da indignação da sociedade, a equipe do portal Folha do Vale, procurou o delegado de Carinhanha, Adir Pinheiro Júnior, para entender o que aconteceu. Segundo Adir, a magistrada entendeu que eles demoraram muito para comunicar a prisão. “Toda prisão deve ser comunicada ao juiz em 24 horas, para que não haja irregularidade, o que não houve nos dois casos”, disse.
De acordo com Adir, no caso de Vilson Oliveira (Nem), a prisão aconteceu no dia 1 de janeiro, um ferido que ninguém trabalha. O mesmo citou que o juiz de plantão que deveria ser informado sobre a prisão estava em Riacho de Santana, mas de 300 km de distancia de Carinhanha.
Questionado sobre a prisão de Rafael Souza de Oliveira de 28 anos, na noite de sexta-feira, 16 de janeiro, Adir citou que a Polícia Militar entregou o preso por volta das 22h00min,quando terminou o flagrante já era madrugada de sábado (17),então eles tinham até 00h00min de domingo (18), porém o juiz que estava de plantão naquele final de semana era na cidade de Urandi,distante quase 400 km ida e volta de Carinhanha. “A polícia não tem homem e nem combustível para fazer isso, entregamos tudo certo na segunda dia 19 de janeiro, então não houve ilegalidade na prisão, apenas atraso na comunicação a juíza por esse fato”,disse Adir.
Para o delegado, seria muito mais fácil a justiça direcionar o servidor para receber esse documento em Carinhanha,isso facilitaria a vida do povo. “Se houve uma prisão meia noite, a gente não vai bater na porta do servidor essa hora não. Vamos esperar até o outro dia”, finalizou.
Redação www folhadovale.net