Irrigação para o Vale do Iuiú não é prioridade para Codevasf

Desde que foi inaugurada no dia 9 de novembro de 2012,ruas e quintais de residências foram alagados pela água da adutora.Segundo moradores,tornou-se praxe eles pescarem nas ruas do bairro BNH,um problema que a embasa insistem em fechar os olhos.

Residência alagada
Residência alagada

A presença do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, Elmo Vaz, na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia, teve puramente objetivos eleitoreiros, afirma um assessor de deputado. Segundo o assessor, durante toda cerimônia de reinauguração o projeto Vale do iuiú, que beneficiaria cerca de 300 mil empregos diretos e indiretos foi pouco mencionado.

De acordo com o parlamentar, as cidades de Palmas de Monte Alto, Iuiú e Malhada, que são responsáveis por ter transformado Guanambi no grande pólo que é hoje, foi mais uma vez deixada de lado pela pequena força política no cenário regional. “Enquanto, o superintendente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Lourival Gusmão, tentou se promover enaltecendo os projetos como: Adutora do Algodão, Formoso, na instalação de barreiros de dessedentação animal e de cisternas de abastecimento humano, ele se esqueceu de citar o descaso por parte do órgão no município de Malhada, onde até hoje o sistema de abastecimento de água para 16 comunidades rurais não funcionam, esgotamento sanitário totalizando quase 30 milhões jogados fora”, finalizou o assessor.

A Adutora do Algodão citada por Elmo Vaz vem causando grandes prejuízos aos moradores do bairro BNH, no povoado Julião,em Malhada.Desde que foi inaugurada no dia 9 de novembro de 2012,ruas e quintais de residências foram alagados pela água da adutora.Segundo moradores,tornou-se praxe eles pescarem nas ruas do bairro  BNH,um problema que a embasa insistem em fechar os olhos.

Durante a cerimônia de inauguração, Elmo Vaz apresentou aos presentes novas ações voltadas para a área de atuação do escritório de Guanambi, dentre as quais  está a formalização de convênio para a construção de uma barragem no Distrito de Morrinhos, situado na localidade de Bonfim, na zona rural do município. A barragem beneficiará cerca de três mil pessoas e representa investimentos de R$ 1,9 milhão.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário