Intervenção do Consórcio de Saúde garante melhorias no Hospital Geral de Guanambi

Com as medidas adotadas, o Hospital Geral de Guanambi passou a oferecer cirurgias ortopédicas, ofertar atendimentos em neurocirurgia, realizar tomografias e monografias.

GUANAMBI – Em fevereiro deste ano, em reunião virtual do Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão, os prefeitos consorciados relataram ao governador do Estado, Rui Costa (PT) a fragilidade no sistema de saúde dos municípios da microrregião Sudoeste, fase aos problemas enfrentados para realização de procedimentos cirúrgicos.

Na ocasião, os membros do CIS emitiram apelo ao gestor estadual, em relação aos problemas relacionados ao transporte de pacientes para realização de cirurgias ortopédicas em municípios distantes, a exemplo de Salvador, Ilhéus, Itabuna, Barra, Seabra, Rui Barbosa e outros.

Rui Costa, em atenção as queixas apresentadas pelos prefeitos e prefeitas, determinou que a Secretária Estadual de Saúde (SESAB) tomasse as providências necessárias para a solução dos problemas. No dia 13 de março, em outra reunião com os membros do CIS Alto Sertão, os prefeitos reiteraram a necessidade do governador atender a demanda dos municípios consorciados. Em respostas aos questionamentos, o governador determinou que a Dra. Tereza Paim, subsecretária da SESAB apresentasse quais medidas estavam sendo tomadas para resolução do problema.

Na oportunidade, o Presidente do CIS Alto Sertão e prefeito de Iuiu, Reinalldo Góes, sugeriu ao governador a criação de uma Comissão para o Monitoramento e Avaliação dos serviços ofertados no Hospital Geral de Guanambi (HGG), composta por três membros do CIS.

De acordo o Prefeito Reinalldo Góes, após a definição do grupo de trabalho, houve uma melhoria significativa no atendimento do HGG. A exemplo, o retorno integral das cirurgias ortopédicas de emergências e eletivas. A demanda é responsável por reduzir consideravelmente o número de viagens com ambulâncias em busca de cirurgias em outras cidades. Além disso, o governador autorizou a implantação do serviço de neurocirurgia no Hospital.

Última reunião do CIS Alto Sertão, realizada na manhã da quinta-feira, 27 de maio Foto: ASCOM CIS Alto Sertão

A partir das medidas adotadas, os municípios estão dando segmento as cirurgias ortopédicas eletivas e de emergências, além de ofertar atendimentos em neurocirurgia com equipe especializada e realizar tomografias e monografias, demandas que antes estavam reprimidas. “Assim como fizemos nossas reclamações e reivindicações referente ao atendimento do HGG, que estava deixando muito a desejar, agora nós prefeitos e prefeitas consorciados ao CIS, queremos agradecer ao governador Rui Costa e à subsecretária, Dra. Tereza Paim, por terem atendido boa parte dos nossos pleitos”, disse Reinalldo Góes.

Leia mais:
Deixe seu comentário