Institutos federais encerram greve após 90 dias
Na avaliação do comando Nacional, o governo poderia ter acelerado as negociações, chegando mais rápido a um acordo.
BRASÍLIA – Encerra nesta quinta-feira (27) a greve nos institutos federais depois de quase 90 dias, conforme informação do comando nacional dos institutos federais, após se reunir em plenária e aceitar a última proposta feita pelo Governo Federal, pondo fim ao movimento grevista.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
O comando informou que o governo deve assinar o acordo hoje, encerrando o movimento que começou no dia 3 de abril. O campus de Guanambi começou um pouco depois, no dia 27 de maio. Foram 30 dias de greve.
Na avaliação do comando Nacional, o governo poderia ter acelerado as negociações, chegando mais rápido a um acordo. O comando destacou que o governo apresentou juma proposta de recomposição orçamentária dos institutos federais na faixa dos R$ 500 milhões e de reajuste salarial de 3,5%, além de melhorias na carreira.
O Comando Nacional afirmou que cada campus já está organizando um novo calendário acadêmico para retorno das aulas. A previsão é que o ano letivo atual acabe no ano letivo de 2025.