Idoso comemora 116 anos de vida em Camamu

Cheio de vitalidade, Joaquim renovou a idade no dia 15 de maio, mas comemorou no último domingo (19), junto a amigos e parentes.

Joaquim Bispo. Foto: G1
Joaquim Bispo. Foto: G1

CAMAMU — Qual o segredo da longevidade? Essa pergunta ainda não tem uma resposta exata, mas Joaquim Bispo da Conceição, morador do Povoado de Barcelos do Sul, zona rural de Camamu, no sul da Bahia, contou muita história ao comemorar 116 anos de vida.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Ele nasceu 1908, quando o Brasil começava a engatinhar nas mãos do então presidente Nilo Peçanha. Cheio de vitalidade, Joaquim renovou a idade no dia 15 de maio, mas comemorou no último domingo (19), junto a amigos e parentes na casa dele.

Ele teve quatro filhos e outros 52 descendentes: 29 netos, 15 bisnetos e 8 tataranetos. “As pessoas olham pra ele e nem pensam que ele tem essa idade”, disse Maria Domingas dos Santos, uma das filhas de Joaquim, ao G1.

Atualmente, ela cuida do pai, mas garantiu à equipe de reportagem que ele é um idoso ativo. Segundo Domingas, o homem só deixou de fazer a própria comida porque ela não deixa.

“Graças a Deus, ele vive bem. Não é um homem doentinho. Não tem diabetes, não tem colesterol [alto], não tem anemia, não tem nada. Quando acha, ainda cai na farra”. Para celebrar a longa vida cheia de saúde, a família organizou uma festa no sítio onde vive. Amigos e outros parentes participaram do momento.

Leia mais:
Deixe seu comentário