Hospital de Carinhanha atende mais de 150 pacientes nas últimas 12 horas e confirma surto de gripe
Só na quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde registrou 150 atendimentos de pacientes com sintomas da síndrome gripal, na emergência do Hospital Maria Pereira Costa
CARINAHNHA – O secretário de Saúde de Carinhanha, no Médio São Francisco, Fabrício Barreto, afirmou na manhã desta sexta-feira (31), que o município passa por um surto de gripe.
Só na quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde registrou 150 atendimentos de pacientes com sintomas da síndrome gripal, na emergência do Hospital Maria Pereira Costa (Dona Quinha).
Fabrício explicou que foram disponibilizados dois médicos para atender pacientes das Síndromes Gripais, os chamados gripários. Fabrício disse que aumentou o número de pessoas na unidade hospitalar, inclusive existe ocasião em que cinco pessoas da mesma família deram entrada na unidade.
De acordo com Fabrício, Carinhanha passa por uma situação semelhante ao período dos primeiros casos de Covid-19 registrados na cidade. Fabrício alerta que é importante que todos usem máscaras, bem como evitar o distanciamento.
Além de Carinhanha, outros 22 municípios da Microrregião de Guanambi também registram aumento de casos da síndrome gripal. Na quinta-feira, o município de Malhada confirmou o surto da doença.
De acordo com especialistas ouvidos pela reportagem, o aumento dos casos durante o mês de dezembro no país é um fenômeno incomum, que pode estar associado à baixa cobertura vacinal contra a gripe, à flexibilização das medidas de restrição adotadas como prevenção à Covid-19.
Eles explicam que houve relaxamento da etiqueta respiratória, que inclui o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social.