Guananbiense produz documentário sobre mulheres na política

As diretoras abordam a necessidade da luta feminista, visto que as mulheres ainda sofrem com a violência de gênero.

GUANAMBI – Nesta sexta-feira (30), em comemoração ao Dia Nacional da Mulher será lançado no canal oficial do Trinca no YouTube o documentário “Eleitas”.

Dirigido pela guanambiense, socióloga e musicista, Camila Ávila de 31 anos, em parceria com a videomaker Jéssica Barros. A produção estimula as discussões sobre o imaginário das mulheres no poder, através de um estudo baseado na visibilidade política feminina no município de Guanambi, localizado na região Sudoeste do Estado.

Foto: Entrevista com a Deputada Estadual Ivana Bastos

O filme tem cerca de uma hora e meia de duração. “Nele tentamos ilustrar a vida das mulheres nesse cenário predominantemente masculino, mas que possuem brechas importantes para a inserção da discussão de gênero”, declarou Ávila.

A produção audiovisual foi idealizada a partir do livro “Memorias e Representações das Mulheres na Política de Guanambi”, lançado em comemoração ao centenário da cidade, presente da vereadora Lilia Barros (DEM-BA) às diretoras.

Ao exibirem o tema, Ávila e Barros norteiam o telespectador com aspectos centrais do livro sobre as memórias e representatividade feminina, apresentando as dificuldades enfrentadas pelas mulheres eleitas para a legitimação dos seus direitos na ocupação desses espaços, a consolidação da carreira política e a conciliação dos diversos papéis acumulados pela mulher na sociedade, como a de esposa, mãe e trabalhadora.

Serviço:

Estreia: 30 de abril/ Dia Nacional da Mulher, às 20 Horas Plataforma: Canal da Trinca no Youtube

Deixe seu comentário