Guanambi tem aumenta de 600% de casos confirmados de Dengue e novos casos de Zika vírus e febre Chikungunya

No boletim, a secretaria Municipal de Saúde detalha de forma muito didática e transparente os casos notificados, confirmados e descartados.

Boletim de segunda-feira (26). Foto: divulgação
Boletim de segunda-feira (26). Foto: divulgação

GUANAMBI — A cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia, segue em alerta total em relação aos casos de dengue, Zica e Chikungunya. No início desta semana, divulgou novos números do segundo Boletim Semanal de Arboviroses, realizado no final da tarde de segunda (26).

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

O boletim foi divulgado pelo Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica e Assessoria Municipal de Comunicação. No boletim, a secretaria de Saúde detalha de forma muito didática e transparente os casos notificados, confirmados, descartados e aguardando coleta ou resultado, para Dengue, Zika vírus e febre Chikungunya.

Boletins divulgado pela Secretaria de Saúde.

Como é feita a confirmação

Os casos são confirmados através de exame do Laboratório Central (Lacen) ou laboratórios particulares, que são obrigados por lei a comunicar os dados para o Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica.

Dengue

Os diagnósticos ambulatoriais de Dengue evoluíram de 6 casos confirmados no período de 01/01 à 20/02, para 36 novos casos, desde a divulgação do último boletim, seis dias atrás. Os casos aguardando coleta ou resultados para Dengue, subiu de 125, para 148.

Chikungunya

Com relação à febre Chikungunya, também se observou aumento de todos os quesitos do boletim, como os casos notificados e confirmados, saltando de 1 caso, no período de 01/01 à 20/02, para 3 confirmados.

Zica

Os casos de Zika vírus também seguem uma crescente em todos os quesitos do Boletim Epidemiológico. A cidade não tinha nenhum caso registrado, e saltou para 4 confirmações.

Série de providências já tomadas.

Diante deste novo cenário, além das providências do reforço do trabalho de prevenção e combate dos Agentes de Controle de Endemias, transparência com a divulgação dos boletins semanais, parcerias com entidades civis para reforço do trabalho educativo da população, capacitação dos trabalhadores da saúde que lidam diretamente com a população, produção de vasto material informativo para as mídias e redes sociais, a pasta reforçou na tarde desta segunda, junto a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o ofício, pedindo a liberação do Carro Fumacê.

Reunidos na tarde de hoje, o prefeito Nal Azevedo e o secretário Edmilson Júnior, mantiveram contato com o gabinete do deputado estadual Felipe Duarte, que está articulando os meios, para agilidade desta providência. “Existem critérios técnicos para a liberação, não podemos esperar a cidade alastrar de novos casos, temos que agir antes, por isso, pedimos agilidade no atendimento deste pedido”, frisou o secretário.

Deixe seu comentário