Guanambi registra oito casos e dois óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas
Um dos óbitos demorou de entrar no sistema devido o curso de uma investigação da Secretaria de Saúde do Estado. Só foi possível associar que o óbito foi por compilações da Covid-19 após a análise de dados clínicos e laboratoriais.
GUANAMBI – A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi divulgou a situação epidemiológica do município na noite desta sexta-feira (27). Foram 08 casos e dois óbitos por sequelas da Covid-19 nas últimas 24 horas.
O centésimo vigésimo terceiro óbito trata-se de uma morte que ocorreu no dia 05 de junho, mas devido investigação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), só pode ser confirmada hoje.
O óbito foi de um homem de 89 anos, portador de comorbidades (Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, ex-tabagista e amputação trans-femural). O idoso deu entrada no Hospital de Campanha (Hospital Municipal), através do Samu no dia 25 de maio, com confirmação de Covid-19.
No dia 31 de maio, o paciente foi transferido para o Hospital de Campanha (PMG/Ânima/UNIFG) em suporte de oxigênio. No dia 02 de junho, o idoso recebeu alta hospitalar e seguiu em monitoramento pela equipe da Secretaria de Saúde. Com piora no quadro clínico, evoluiu para óbito em domicilio no dia 05 de junho de 2021.
Na Declaração de Óbito não constava Covid-19 como causa definida. A causa do óbito foi investigado e analisado pelo Grupo Técnico da DIVEP-SIM (Divisão de Vigilância Epidemiológica Sistema de Informação sobre Mortalidade) da Sesab. Por critétios laboratoriais, os investigadores concluiu que óbito teve relação com a Covid-19.
O centésimo vigésimo quarto óbito também trata-se de um homem. A vítima de complicações da Covid-19 tinha 44 anos e era portador de comorbidades (Doença Neurológica e epilepsia). Ele foi admitido no Pronto Atendimento Covid-19 (PA), no dia 26 de julho, com confirmação da doença.
No dia seguinte, o paciente foi transferido para o Hospital de Campanha (Hospital Municipal) em uso de suporte de oxigênio com máscara de alto fluxo (MAF), devido a evolução negativa, o paciente foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de referência para tratamento da doença em Vitória da Conquista.
Com melhoras no quadro clínico, no dia 17 de agosto o paciente recebeu alta hospitalar seguindo em monitoramento pela equipe da Secretaria de Saúde. No dia 25 de agosto, foi admitido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e com piora no quadro clínico, evoluiu para óbito nesta Unidade de Saúde, na noite da última quarta-feira, 25 de agosto.
Até o momento já foram contabilizados 10.820 casos confirmados, destes, 10.660 são considerados curados, 36 ativos e 37 pessoas aguardam o exame RT/PCR.
O número de pacientes hospitalizados soma 07, já o número de óbitos por complicações da Covid-19 soma 124. A média móvel é 8,3.
A secretaria de saúde informou no vacinômetro emitido na última sexta-feira que já foram aplicadas 80.594 doses dos imunizantes.
A taxa de ocupação em Salvador é de 26%, Vitória da Conquista 40%, UNACON 70%, Hospital de Campanha (Municipal) 0% e PA COVID 13,3%.
