Guanambi receberá o dobro de recursos para a saúde em 2024

Guanambi receberá o dobro de recursos na área da saúde a partir de janeiro, conforme o anúncio do prefeito Nal Azevedo.

Maia, Josafá e Nal. Foto: ASCOM
Maia, Josafá e Nal. Foto: ASCOM

BRASÍLIA — Com pouco mais de 15 dias gerenciando o município de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, o prefeito Nal Azevedo (sem partido), cumpre agenda em Brasília-Distrito Federal. Ao lado do deputado federal Arthur Maia, Nal se reuni na terça (21), no Ministério da Saúde, com diretor do Departamento de Controle e Avaliação do Ministério, Josafá Santos.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Durante o encontro, o chefe do Executivo Guanambiense apresentou um Raio-x da atual situação do município na área da saúde. Atualmente, Guanambi recebe por mês R$ 1,2 milhão do Governo Federal e o valor será dobrado. Na prática, os recursos vão beneficiar o atendimento nos prontos-socorros, UPA, na aquisição de remédios para a população, etc.

Depois do encontro, ficou acertado que Guanambi passará a receber, a partir de janeiro de 2024, o dobro do incremento que recebe do Governo Federal para a manutenção das ações e serviços públicos de saúde na Média e Alta Complexidade (MAC).

O pleito vem desde 2018 e com uma grande articulação, foi possível o aumento no valor do teto MAC para Guanambi.Nal Azevedo comemorou a boa notícia e agradeceu o empenho de Maia e de toda a equipe do Ministério da Saúde por tornar isso realidade.

“Ao lado do nosso secretário municipal de saúde Edmilson Júnior, esse reforço financeiro será de grande valia para todos os cidadãos e cidadãs guanambienses que precisam e utilizam o sistema público municipal de saúde para ter mais qualidade de vida”, disse.

Maia conta que começou a trabalhar há alguns meses por essa ação e também celebrou, inclusive esclareceu que durante todo o ano, realizou uma série de reuniões com autoridades e técnicos do Governo Federal para conseguir este grande benefício para Guanambi. “Ainda lá atrás, me reuni com o ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, para solicitar o pleito”, comentou Maia.

“Guanambi recebe hoje R$ 14,8 milhões/ano na saúde. Estamos conseguindo dobrar esse valor a partir de janeiro. Uma luta que começou com Nilo Coelho e que Nal dá continuidade. Aliás, é o primeiro golaço marcado pelo nosso craque prefeito Nal Azevedo”, finalizou.

Deixe seu comentário