Guanambi: professora Nice Amaral morre aos 91 anos

Conhecida por gerações de estudantes na sede e zona rural, Nice Amaral lecionou por mais de quatro décadas a disciplina Geografia Geral e Geografia do Brasil.

Morre professora Nice Amaral, aos 91 anos.

GUANAMBI – Morreu no início da tarde deste domingo (31) a professora Nice Amaral Guimarães Baleeiro, de 91 anos, no Hospital Nova aliança, em Guanambi. Nice deu entrada na unidade de saúde no início da tarde deste domingo, no entanto, mas morreu vítima de infarto minutos após dar entrada na unidade.

O corpo da professora será velado no salão da funerária Pax Nacional, próximo ao Hospital Geral de Guanambi (HGG). O sepultamento acontece na manhã desta segunda-feira (1º), às 08h, no Cemitério Municipal.

 Conhecida por gerações de estudantes na sede e zona rural, Nice Amaral lecionou por mais de quatro décadas a disciplina Geografia Geral e Geografia do Brasil. Ela recebeu diversas homenagens em vida, inclusive a Biblioteca Municipal de Guanambi, recebe seu nome, assim como a biblioteca do Centro Universitário UniFG.

Nice Amaral estava presidente da Fundação Joaquim Dias Guimarães, entidade voltada para o resgate e a promoção da cultura e história local.

Professora Nice

Nice Amaral Guimarães Baleeiro, começou a lecionar em 1948 nas Escolas Rurais do Distrito de Mucambo e Povoado de Pilões, hoje, município de Candiba. Desde o ano de 1955 até sua aposentadoria em maio de 1991, lecionou por diversas escolas de Guanambi, a disciplina Geografia Geral e Geografia do Brasil. Ainda em Guanambi, atuou como Diretora do Grupo Escolar Getúlio Vargas e Vice-diretora do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho.

Foi integrante do grupo social que luta de forma incansável em defesa da História de Guanambi e pelo resgate e preservação das tradições culturais e do folclore. É uma das sócias-fundadoras da Fundação Joaquim Dias Guimarães, entidade que preside.

Ativa defensora de que as responsabilidades da mulher vão além dos afazeres do lar, dedicou grande parte de sua vida exercendo, nos três turnos, as atividades escolares, sem abdicar do amor e atenção à família. (Fonte: José Roberto Teixeira).

NOTA DE PESAR PREFEITURA DE GUANAMBI

A Prefeitura Municipal de Guanambi, através do prefeito Jairo Silveira Magalhães, o vice-prefeito Hugo Costa, Secretária Municipal de Educação Maristela Cavalcante e demais colaboradores, manifestam profundo pesar pelo falecimento da professora Nice Amaral Guimarães Baleeiro, aos 91anos, ocorrido neste domingo (31) em Guanambi.


D. Nice Amaral sempre foi uma professora dedicada e orgulhosa por sua profissão. Amada por todos os familiares e amigos, dedicou longos anos de sua vida na formação de muitas gerações, sendo considerada como um exemplo de ser humano e profissional.

Lamentamos a sua perda e rendemos merecidas homenagens por todo trabalho realizado tanto como educadora como cidadã guanambiense.
A Prefeitura Municipal de Guanambi informa a todos que o corpo está sendo velado na Funerária Pax Nacional e o sepultamento será nesta segunda-feira (01/06), às 08h, no Cemitério Santo Antônio.

Deixe seu comentário