Guanambi em estado de alerta contra a dengue
Uma nova reunião para continuar traçando metas e ações para o combate ao mosquito e atrair a participação da comunidade, será realizada no próximo dia 28 de novembro.
A Secretaria de Saúde de Guanambi, na Bahia, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, realizou na manhã da última quarta-feira, 14 de novembro, na sala de reuniões da própria secretaria, um encontro para avaliar a situação epidemiológica da dengue no município e traçar, juntamente com os parceiros, um projeto de mobilização social para o combate a dengue.
“Precisamos da união de todos para evitar a ocorrência de óbitos por dengue, para prevenir e controlar processos epidêmicos no município”, destaca Ernivaldo Viana, Diretor do Departamento de Vigilância à saúde em Guanambi, que dirigiu o encontro.
Apesar da pequena participação popular na reunião, foram apresentados dados referente a situação do quadro da dengue no município e discutidas várias ações de combate ao mosquito, para atrair a participação da comunidade em geral.
De acordo com os dados do Departamento, Guanambi encontra-se em estado de alerta para epidemia em 2013, apresentando um índice de infestação predial entre 1% e 3,9%, “esses números deverão aumentar com a chegada das chuvas”, lembra Ernivaldo Viana.
“O setor de saúde por si só não tem como resolver esse impasse, pois esse enfrentamento extrapola nossa área de atuação, por isso é preciso o envolvimento da sociedade civil e dos diversos setores da administração pública”, lembrou o Secretário de Saúde Manoel Paulo Rodrigues, presente no encontro.
Apesar do esforço do Departamento e da parceria com outros entes de governo e o apoio da Fundação Luiz Eduardo Magalhães (contratada pelo Governo do Estado para esse fim), Guanambi continua em alerta e apresenta entre os bairros do município, o Bairro Vomitamel com o maior número de notificações. Em 2012 o município teve 1786 notificações, das quais mais de 400 foram confirmadas.
No ano passado, Guanambi teve um óbito registrado de caso de dengue e mesmo assim, parte da comunidade assiste o trabalho dos órgãos, sem abraçar a causa.
Uma nova reunião para continuar traçando metas e ações para o combate ao mosquito e atrair a participação da comunidade, será realizada no próximo dia 28 de novembro.
Por: Prefeitura de Guanambi
Edição www folhadovale.net