Filhotes de Ring Neck que eram transportados para Carinhanha são apreendidos na BR-020, em Planaltina
O condutor que não apresentou autorização para o transporte e a posse dos pássaros, disse que levaria os animais para Carinhanha, na Bahia.
PLANALTINA — Quatro filhotes de Ring Neck, uma das aves ornamentais mais conhecidas no mundo, foram apreendidos por equipes da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama, sendo transportadas para o município de Carinhanha, na região sudoeste da Bahia.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A apreensão ocorreu na sexta-feira (3), na BR-020, em Planaltina–DF. Os pássaros eram levados por um homem de 40 anos. Durante a fiscalização, o condutor não apresentou autorização para o transporte e a posse dos pássaros.
Durante a fiscalização, o condutor não apresentou autorização para o transporte e a posse dos pássaros. Questionado, o motorista informou aos policiais que havia comprado os animais em Brasília, por cerca de R$ 2 mil.
O Ibama informou que os pássaros estavam em boas condições de saúde, sem indícios de maus-tratos. Mesmo assim, o condutor foi autuado por introduzir espécime animal no país sem licença expedida por autoridade competente.
As aves foram recolhidas para o encaminhamento adequado. O Ring Neck, também conhecido como periquito-de-colar, apresenta plumagem predominantemente verde quando adulto. O bico é grande e vermelho, em forma de gancho. O macho tem um anel preto e rosa no pescoço que surge somente aos dois anos.