Formulário de Busca

Feira da Mata realiza a 5ª Conferência Municipal de Saúde

A conferência debateu propostas, sugestões e críticas para nortear as políticas públicas em saúde.

Publicado em 11/abril/2019 - 12:04

A 5ª Conferência Municipal de Saúde de Feira Mata foi aberta na tarde (13h) da última terça-feira (9), no auditório do Centro Educacional Ângelo Pinheiro de Azevedo. A conferência debateu propostas, sugestões e críticas para nortear as políticas públicas em saúde.

A conferência contou com a participação de representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde, trabalhadores em saúde, gestores públicos, prestadores de serviços de saúde da rede complementar, e teve como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.

Na Conferência Municipal foram escolhidos os delegados que levarão os pontos discutidos localmente para a Conferência Estadual e dela, para a Conferência Nacional. A escolha dos delegados contemplou 50% de representantes dos usuários, 25% de profissionais e 25% de gestores e prestadores. Os três eixos de discussão este ano foram a saúde como direito, os princípios, a consolidação e o financiamento do SUS.

“São assuntos de extrema importância para serem discutidos porque o direito à saúde tem que ser universal, mas somente se pode garantir este direito se houver um sistema consolidado e, mais do que isso, com condições reais de financiamento dos procedimentos”, avaliou o Prefeito Municipal, Aparecido Alves da Silva .

Durante a conferência foram realizadas plenárias, mesas-redondas e formados grupos de trabalho para formatação das propostas. A Dra. Alzira Stela Boa Sorte Moraes, graduada em enfermagem pela Universidade Católica da Bahia, proferiu palestra sobre o tema. Dra. Alzira é servidora pública estadual lotada na 30ª DIRES, atua na área de saúde coletiva, responsável pela área técnica de saúde da criança, saúde mental, planejamento em saúde e como docente no curso de Pós Graduação de Saúde Coletiva com ênfase no Programa de Saúde da Família na Unifg.

“O SUS é um sistema complexo, e vem se consolidando há mais de 30 anos. Por isso, é preciso sempre aperfeiçoá-lo e procurar alternativas para consolidá-lo na busca pelo direito à saúde e, sobretudo, no tocante ao financiamento, já que alguns pontos estão defasados”, avaliou o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Hermógenes Firme.

O Secretário Municipal de Saúde Dr. Ramon Filadélfo, deu destaque para a importância da participação popular na conferência. “ É importante a participação da população para que possamos debater e aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados”, disse.

ASCOM

Edição:

Comentários

Fretamento

Eventos

Cantor Gabriel Gava fará show no município de Pindaí no próximo domingo

Gabriel Gava se apresentará no distrito de Guirapá no próximo domingo (19).

Enquete

Como você avalia os vereadores Malhada






Resultado parcial

CBR
© 2010-2018 Folha do Vale - Todos os direitos reservados | WOWF