Formulário de Busca
FG

Feira da Mata realiza a 5ª Conferência Municipal de Saúde

A conferência debateu propostas, sugestões e críticas para nortear as políticas públicas em saúde.

Publicado em 11/abril/2019 - 12:04

A 5ª Conferência Municipal de Saúde de Feira Mata foi aberta na tarde (13h) da última terça-feira (9), no auditório do Centro Educacional Ângelo Pinheiro de Azevedo. A conferência debateu propostas, sugestões e críticas para nortear as políticas públicas em saúde.

A conferência contou com a participação de representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde, trabalhadores em saúde, gestores públicos, prestadores de serviços de saúde da rede complementar, e teve como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.

Na Conferência Municipal foram escolhidos os delegados que levarão os pontos discutidos localmente para a Conferência Estadual e dela, para a Conferência Nacional. A escolha dos delegados contemplou 50% de representantes dos usuários, 25% de profissionais e 25% de gestores e prestadores. Os três eixos de discussão este ano foram a saúde como direito, os princípios, a consolidação e o financiamento do SUS.

“São assuntos de extrema importância para serem discutidos porque o direito à saúde tem que ser universal, mas somente se pode garantir este direito se houver um sistema consolidado e, mais do que isso, com condições reais de financiamento dos procedimentos”, avaliou o Prefeito Municipal, Aparecido Alves da Silva .

Durante a conferência foram realizadas plenárias, mesas-redondas e formados grupos de trabalho para formatação das propostas. A Dra. Alzira Stela Boa Sorte Moraes, graduada em enfermagem pela Universidade Católica da Bahia, proferiu palestra sobre o tema. Dra. Alzira é servidora pública estadual lotada na 30ª DIRES, atua na área de saúde coletiva, responsável pela área técnica de saúde da criança, saúde mental, planejamento em saúde e como docente no curso de Pós Graduação de Saúde Coletiva com ênfase no Programa de Saúde da Família na Unifg.

“O SUS é um sistema complexo, e vem se consolidando há mais de 30 anos. Por isso, é preciso sempre aperfeiçoá-lo e procurar alternativas para consolidá-lo na busca pelo direito à saúde e, sobretudo, no tocante ao financiamento, já que alguns pontos estão defasados”, avaliou o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Hermógenes Firme.

O Secretário Municipal de Saúde Dr. Ramon Filadélfo, deu destaque para a importância da participação popular na conferência. “ É importante a participação da população para que possamos debater e aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados”, disse.

ASCOM

Edição:

Comentários

Fretamento

Eventos

O evento vai acontecer na Unidade de Observação e Demonstração do (UOD),na cidade de Iuiú, nesta quarta-feira (21). Divulgação Prefeitura de Iuiú

Iuiú realiza 1º Frut Cultura nesta quarta-feira (21)

O objetivo do evento é auxiliar os produtores do município de Iuiú, os quais enfrentam diariamente dificuldades em suas plantações, principalmente no cultivo do maracujá.

Enquete

Como você avalia os vereadores Malhada






Resultado parcial

CBR
© 2010-2018 Folha do Vale - Todos os direitos reservados | WOWF