Fábrica de Queijo Canastra será instalada em Malhada

O queijo Parmesão será fabricado no município de Malhada, pela empresa Canastra, produzido há mais de duzentos anos, em São Roque.

O empresário Luiz Carlos Fernandes (Luiz Carlos da Bahia Solo) anunciou a implantação da Fábrica de Queijo Canastra, em Malhada, no Médio São Francisco. Luiz Carlos recebeu os empresários na fazenda São Pedro, na sexta-feira (4).

Durante o almoço ficou acertado que o empreendimento será instalado em 2021, mas só funcionará em 2022. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Castor Castro de Abreu (Zé Castor), explicou que Malhada produz mais de 1 milhão de litros de leite por mês, o que ajudou na escolha da implantação da empresa.

“Luiz Carlos tem água e energia na fazenda São Pedro, isso facilitou a escolha da implantação da empresa que atenderá o Norte e Nordeste do Brasil. Essa empresa vai resolver o problema do leite em Malhada, por isso, colocamos toda estrutura da secretaria para licenciamento e o que precisar”, disse Castor.

De acordo com o empresário Luiz Carlos, a empresa Canastra tem capacidade de processar 200 mil litros de leite por dia. O leite será comprado dos produtores de Malhada e cidades vizinhas, bem como municípios do Norte Mineiro.

Ainda segundo Luiz Carlos, o leite será transformado no queijo Parmesão, carro-chefe  da Canastra, aliás, essa empresa vai gerar 200 empregos diretos e milhares indiretos, oferecendo assim mais segurança para os produtores.

Uma área de 10 hectares foi doada pelo empresário para instalar o empreendimento, conforme informou Luiz Carlos ao Portal Folha do Vale na manhã desta terça-feira (8).

Queijo Canastra é um tipo de queijo brasileiro, de origem e produção de Minas Gerais, na região da Serra da Canastra. Produzido há mais de duzentos anos, ele é primo distante do queijo de São Jorge, Açores, Portugal, trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro.

São Roque é a principal produtora de canastra. A cidade, que de tão pequena lembra um presépio incrustado na montanha, concentra quase a metade dos fabricantes. 

Deixe seu comentário