Estudantes do IF Baiano protestam contra ameaça de fechamento de alojamentos
A reivindicação da comunidade estudantil é pelo não fechamento dos alojamentos, com previsão de fechar a partir de 2 setembro.

GUANAMBI – Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi, realizaram manifestação nesta terça-feira (8) na sede do instituto, contra ameaças de fechamento do alojamento.
A reivindicação da comunidade estudantil é pelo não fechamento dos alojamentos, com previsão de fechar a partir de 2 setembro. Os alojamentos abrigam estudantes de diversas cidades da região, principalmente daqueles que não tem como pagar aluguel.
“Estamos aqui para dizer senhor Carlito que nos respeite, não vamos aturar retrocesso e tirar os direitos dos nossos estudantes. Temos base(sic)”, disse um aluno.
Questionado pelo Portal Folha do Vale sobre o fechamento do alojamento, Carlito José de Barros Filho, respondeu que logo pela manhã fui comunicado que alunos fecharam a entrada do IF manifestando sobre o fechamento do alojamento, mas ele não tinha conhecimento do real motivo.
Segundo Carlito, houve uma conversa com os estudantes e o bloqueio foi desfeito. Ele disse não haver uma decisão, nem intenção de fechar os alojamentos, no entanto, há uma discussão acerca das condições oferecidas aos alunos. “Essas condições foram levantadas pelos próprios alunos residentes”, disse.
Carlito afirmou que essas questões estão sendo debatidas e a entrada de novos alunos foi suspensa até a resolução dos problemas apontados. Mas os que já estão alojados continuam com alojamento garantido.
“Foi agendada uma reunião com representantes dos alunos e todos os residentes, com a participação da Comissão Local de Assistência Estudantil e diretorias para a sexta-feira (11). Agradeço a preocupação por este assunto. Será muito importante a divulgação destas informações e me coloco à disposição para esclarecimentos”, encerrou.