Estudante vence concurso e representará Carinhanha em Belo Horizonte

O garoto foi selecionado entre os mais de 15 mil inscritos em todo Brasil, quando se inscreveu no curso no mês de janeiro.

Ian Dias Moura, 17 anos. Foto: reprodução perfil pessoal.

CARINHANHA – Filho de segurança e de professora da rede municipal de ensino, o estudante do 3º ano do Colégio Estadual Velho Chico (antigo Coronel João Duque), Ian Dias Moura, 17 anos, é um exemplo de inspiração que deve ser seguido.


Morador do bairro São Francisco, o carinhanhense é o vencedor do concurso Transformadores Sociais, no “Projeto Ajudaki”, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O garoto foi selecionado entre os mais de 15 mil inscritos em todo Brasil, quando se inscreveu no curso no mês de janeiro.


Em conversa com o Portal Folha do Vale na tarde de quinta-feira (1º), Ian contou como foi participar de um concurso com participantes de todo país. O concurso foi dividido em fases e cada semana o aluno tinha que colocar em prática o que aprendeu enviando os desafios, uma tarefa não nada fácil.


“O desafio em grupo da terceira fase nosso grupo venceu o desafio, então ficamos com a missão de divulgar o concurso de vídeo #naodesistadaescola. Nessa etapa, vencia quem mais acumulava pontos. Nosso grupo venceu essa fase e o tema escolhido para os finalistas foi Evasão Escolar”, disse Ian.


Ele explicou que a missão de cada grupo era criar um projeto para tentar diminuir a desistência escolar, principalmente nesse período de pandemia. “Criamos um projeto para ajudar os alunos do Colégio Velho Chico, já que eles tinham dificuldades para usar os aplicativos, bem como entrar no email Enova e acessar o conteúdo das aulas”, comentou.


De acordo com o estudante, eles perceberam que os alunos tinham dificuldades para acessar alguns aplicativos. “A equipe criou um grupo de WhatsApp para tirar essas dúvidas e ao mesmo tempo orientar como usar. Tiramos mais de 120 dificuldades só no colégio Ajudaki, além disso, decidimos criar o site www.ajudaki.online”, disse Ian.


Ainda de acordo com o estudante, diariamente ele concluía a missão fazendo Tweets de como foram às aulas, sendo elas individuais ou coletivas. Cinco projetos foram entregues em 5 semanas.


Ian encerrou dizendo que no final do ano representará Carinhanha em Belo Horizonte, em um evento que será realizado no Estádio Minerão. Questionado como foi esse convite, ele respondeu que não foi convite, mas ele conseguiu acumular pontos ao longo dos três meses de curso.


 “Participei ativamente das aulas (sic), o que me fez acumular a segundo maior pontuação de empoderas, dessa forma fui classificado junto com uma colega de Salvador. No final do ano vamos contar nossas histórias no Crie o Impossível”, encerrou.

Antes mesmo de encerrar o 3º ano, Ian se prepara para cursar Direito ou Relações Internacionais, no entanto, garante que o foco no momento é concluir o Ensino Médio. Alguém dúvida que ele consiga?

Deixe seu comentário