Especialista alerta para novo pico de Covid-19 em Malhada
Com 18 casos ativos de Covid especialista alerta para um novo pico em Malhada. A cidade tem mais casos ativos que Guanambi, município quase seis vezes maior.
MALAHADA – O município de Malhada, no Médio São Francisco, poderá ser o novo epicentro da Covid-19 na região. Nos últimos 8 dias foram 14 novos registros, uma média de quase dois casos diariamente.
Para um infectologista ouvido pela reportagem na terça-feira (9), Malhada enfrenta o risco de uma nova elevação da curva na taxa de contágio, enquanto municípios vizinhos estão zerando os casos.
Os números de novos casos e alta na cidade causam alerta e indicam a necessidade de reforço nos cuidados. “Houve um relaxamento nas medidas sanitárias, inclusive o pessoal deixou de usar máscara e não existe mais distanciamento. Muitos eventos aconteceram e ainda estão acontecendo na cidade, isso poderá crescer ainda mais o número de casos”, disse.
Em junho deste ano, Malhada registrou 26 casos em um intervalo de 48 horas, elevando os ativos para 32. Na época, havia um desrespeito nas medidas sanitárias.
Dos 818 casos registrados em Malhada, 779 estão curados, 18 ativos, 1 hospitalizado, 18 monitorados e 21 pessoas já morreram por complicações da doença. Carinhanha com quase 30 mil habitantes zerou os casos, já Iuiú tem um caso ativo.
De acordo com o especialista, o número de casos ativos em Malhada é maior que Guanambi. Com mais de 80 mil habitantes Guanambi tem 10 casos ativos, 2 pacientes internados e 31 pessoas monitoradas.
Ainda de acordo com o especialista, mesmo com o número de Covid-19 em alta Malhada se prepara para realizar festa no final do mês. “Mesmo com um decreto estadual permitindo festa com mais de 1000 pessoas na Bahia, os prefeito precisam proibir isso”, encerrou.