Escola São João Batista realiza desfile cívico em homenagem ao povoado de Serra de João Alves
O rangido além anunciar as características brasileiras, também homenageou figuras importantes da Serra de João Alves.
MALHADA – Alunos e pais da Escola Municipal São João Batista, no povoado de Serra de João Alves, zona rural de Malhada, participaram do desfile cívico, iniciado em 2015. O desfile cívico temático contou como surgiu o povoado às margens da BR-342.
Por volta das 16h30, de longe era possível ouvir o rangido do carro de boi anunciando a passagem dos pais e alunos percorreram diversas ruas da localidade, acompanhado da Fanfara Municipal, fundador pelo Professor Bena, que faleceu na terça-feira (5). Manga, no norte de Minas.
O rangido além anunciar as características brasileiras, também homenageou figuras importantes da Serra de João Alves. O então vilarejo surgiu com a chegada de três famílias: Bráulio, Porto e Marina, há quase 100 anos.
Em um documentário, os moradores conheceram um pouco da história da comunidade, inclusive com depoimentos. Essas famílias se instalaram nas comunidades de Serra I e II, após a saída do fazendeiro João Alves, o qual teria indo embora após encontrar ouro.
O diretor da Escola São João Batista, Ademivaldo Martins, conhecido como Dé, disse que o desfile homenageou os primeiros moradores da comunidade. Os pais e alunos também se caracterizaram de índios, agricultores, políticos, jogadores, soldados e integrantes da Família Real, do período pré-independência.
“É importante despertar na criança esse sentimento de amor e valorização da nossa pátria. Esse é um dos compromissos da escola”, disse o diretor.
Segundo Dé, a escola também precisa mostrar esses temas a população. “Mostrando a importância dessa data e que a tradição continue por muitos anos”, concluiu.